Notícias

07/02/2025
Voltar

Relacionamentos familiares e sociais

     Todos nós, sem exceção, caminhamos para Deus, de acordo com nossas possibilidades e esforços. E, a Ele todos chegaremos, este é o nosso único destino divino, não importa qual o caminho que tomemos. Apesar desta verdade, por teimosia egoística, queremos que todos partilhem o nosso caminho, supondo-o melhor e, algumas vezes, o único a ser percorrido. Viver é estar constantemente construindo e desenvolvendo novos tipos de relacionamentos As relações familiares são as primeiras da vida de qualquer ser humano, é o início de tudo, é nessa relação que vamos aprender o significado de palavras simples como confiança, amor, carinho, atenção, e outras mais. Sua duração é para toda a vida e isso faz com que seja uma das relações mais naturais da vida,

     Cada ser humano, com suas peculiaridades e de acordo com a diversidade de experiências pessoais torna-se único, uma individualidade sem par dentro da Humanidade inteira. Aí é que se encontra a beleza da convivência, a riqueza do desenvolvimento dos relacionamentos humanos; cada um contribuindo com suas aquisições para o melhoramento de todos. Que seria de nós se fôssemos todos iguais? Quão pobre seria a vida não havendo nada para contribuir, nenhum desafio para compreender, nada que levasse o ser humano, em suas diferenças, a escolher e pensar, a sentir e viver de maneira diversa!

     Costumamos tomar por imperfeições tudo aquilo que seja diferente da nossa maneira de pensar e agir. Entendemos que os outros, ao se comportarem em desarmonia com nossas escolhas ou metas, agem como se estivessem contra nós, tumultuando o relacionamento. No livro “As dores da Alma”, Hammed nos diz: “por que condenar os atos e as atitudes de alguém que o próprio Criador do Universo deixou livre para decidir?” Na medida em que, conseguirmos superar o egoísmo, amealhando o amor e a fraternidade, perceberemos que, no campo das emoções, as diferenças são valores que impulsionam a nossa caminhada, que nos fazem amadurecer. Entenderemos que as diferenças que caracterizam as pessoas são riquezas que contribuem com a nossa evolução espiritual; são estímulos e nutrição afetiva. Conviver fraternalmente com as diferenças é o caminho do respeito incondicional a todos os companheiros de jornada. É muito natural que queiramos conviver com os que nos são afins, em relacionamentos que não nos custem despender esforços para o entendimento. Porém, a sabedoria divina procede a reencarnação, matriculando-nos nas lições preciosas do lar e da sociedade em conformidade com as necessidades e os merecimentos que foram contabilizados pela nossa consciência. Convivemos com quem precisamos e recebemos os diferentes que merecemos, segundo a Lei de Causa e Efeito, sempre sob as bondosas manifestações da misericórdia divina em favor de nossa evolução.


Compartilhe:

Postado por:

Samira José Turconi

Samira José Turconi

Samira José Turconi é bioquímica, sócia-fundadora da Associação Médico-Espírita da Serra Gaúcha, do Centro Espírita Allan Kardec e expositora da Doutrina Espírita.

Saiba mais

Tags

Colunistas

Conheça mais sobre quem são nossos colunistas semanais.

Acesse

Assine Já

Fique por dentro do que acontece em Garibaldi e região.

Entre em contato