Notícias
Tentando entender (Trisais)
Embora o tema seja muito polêmico devemos enfrentá-lo, principalmente, pela evolução que está tendo nos últimos tempos em relação a identidade do gênero, em que pese na história existente, sobressaiam as figuras de Adão e Eva, (homem e mulher).
Na modernidade atentamos para orientação sexual é a maneira como uma pessoa vivencia suas relações afetivas e sexuais: heterossexual, homossexual, bissexual, assexual e pansexual.
A identidade de gênero é a forma como um indivíduo identifica seu próprio gênero, que pode ser igual ou diferente do seu gênero biológico: cisgênero, pessoas que se sentem identificadas com seu gênero biológico. Assim, uma pessoa cisgênero é aquela que se sente de acordo com seu gênero de nascimento; transgênero, são pessoas que não se identificam com seu gênero biológico. Esses indivíduos sentem desconforto com o gênero que lhes foi atribuído e não-binário, a pessoa pode sentir que não pertence a nenhum dos gêneros (masculino ou feminino) ou pode, por exemplo, sentir-se uma mistura de ambos.
A coisa é complicada. Segue com as 5 orientações sexuais são: heterossexual, é alguém que sente atração por pessoas do gênero oposto ao seu; homossexual, quem sente atração e se relaciona com pessoas do mesmo gênero que o seu; bissexual, são as que podem sentir ligação emocional e sexual por pessoas de todos os gêneros; assexual, o caso de pessoas assexuais é um pouco diferente porque não se trata do interesse em pessoas de um ou outro gênero e pansexual, é mais ampla que a bissexualidade. Uma pessoa pansexual pode se interessar por pessoas de todos os gêneros e também de todas as orientações sexuais.
Em 05/05/2011, em nosso país, o Supremo Tribunal Federal (STF) reconheceu a união estável entre casais do mesmo sexo como entidade familiar; permitindo com que tenham os mesmos direitos que envolvem uma união estável entre indivíduos do sexo oposto.
Não se espantem: um novo tipo de relacionamento tem levado famílias à Justiça. Quando três pessoas decidem iniciar uma união amorosa, elas formam os chamados trisais. Pois esses trisais estão tendo filhos e agora buscam o reconhecimento da configuração familiar na certidão de nascimento das crianças, mas essa é uma situação que não está prevista em lei, ainda.
Me ajudem a entender.