Notícias
19/07/2024
Tempo e sabedoria
Sempre encarei o tempo como algo muito precioso. Em momentos de reflexão esse valor se acentua ainda mais, pois me permito um tempo para mim mesmo. Na minha auto avaliação me questiono se estou gastando o tempo de forma sábia ou apenas jogando no ralo.
Em alguns momentos, temos a impressão de que vai faltar tempo para tudo o que queremos fazer e, nessa corrida insana, não nos damos conta de que precisamos priorizar o que realmente vale a pena.
Viver o tempo de forma sábia é, portanto, uma grande vantagem para quem quer gerar valor para a vida. O problema é que a sapiência tem um namoro com o tempo e com a forma como o respeitamos. Isso fica evidente quando passamos a valorizar mais ele. Quando agimos com respeito pelo tempo a sabedoria começa a se fazer presente.
É como se Deus tivesse criado uma regrinha, em que a sabedoria só viria depois que a gente soubesse aninhar ela em nossa vida. Isso demora, porque precisamos passar por algumas lições, alguns tropeços, precisamos vencer alguns desafios para nos tornarmos fortes, precisamos cair para aprendermos a ser humildes, precisamos nos magoar para aprender a pedir perdão.
A vida vai nos ensinando enquanto consome o nosso tempo. Enquanto amadurecemos a forma de pensar o tempo vai indo. Mais um pouco de tempo e entenderemos o porquê das coisas...
Quando alguém dedica parte do seu tempo para fazer algo para, ou com, o outro, esse tempo deve ser valorizado, pois ali estão os tempos de vida de duas pessoas. Nesse ponto, creio que a sabedoria poderia vir mais cedo. Só nos damos conta de gastar o tempo com as pessoas que amamos quando já estamos cansados de gastar com coisas fúteis. É por isso que as pessoas estão carentes de atenção.
No último final de semana levei meu filho a Erechim, para visitar a mãe, e para se juntar aos parentes da avó materna em uma festa de família. Gastei 8 horas do meu tempo, uma viagem cansativa de ida e volta no mesmo dia, mas as horas de convivência dele com as pessoas que o amam, fazem com que eu sinta que, este sim, foi um tempo gasto com sabedoria. Hoje de manhã ele me deu um abraço e agradeceu pelo meu esforço em levá-lo. Lhe pergunto: Tem forma mais sábia que investir o tempo do que aquela que rende um abraço de gratidão?
Temos tempo para tudo, só precisamos ter maturidade para fazer dele nosso aliado. Quanto mais responsabilidade tivermos com nossa vida, mais cedo vem a sabedoria.