Notícias
Sociedade Cega e Preconceituosa
Esse é um assunto que nem precisaria ser aventado, uma vez que é surreal só imaginar alguns desses fatos ainda ocorrerem no Planeta acerca dessas Profissões, atualmente, mas esses fatos acontecem e com muito mais assiduidade que imaginamos. Nossa Sociedade ainda é cega e preconceituosa e não valoriza algumas Profissões que são importantíssimas para o andamento e conforto de nossos dias.
Não vou florear em laudas os motivos, objetivos e subjetivos implícitos na ocorrência desses fatos, irei direto ao ponto, pois todo mundo sabe o que é certo e errado, sem precisar de muita filosofia barata para justificar nossa inoperância e ignorância. Temos a mania de tentar justificar ou esconder debaixo do tapete nossas mazelas, terceirizando sempre a culpa para confortar nossa consciência e seguir vivendo. Confrontar nossos defeitos implica em gasto energético e mudança, o que convenhamos, poucas pessoas de fato se propõem.
Temos negligenciado, não valorizado e tratado com preconceito uma série de profissões por anos e anos, profissões essas que nos servem e nos proporcionam conforto e possibilidades de felicidade. Não valorizamos os catadores de lixo, nem os varredores de rua, tratamos mal, por muitas vezes, garçons, atendentes de lojas e supermercados, sequer notamos a presença de ascensoristas, profissionais de limpeza, copeiras, engraxates, taxistas, motoristas e cobradores de ônibus. Matamos nossa fome, mas esquecemos dos agricultores e dos açougueiros, entre tantos outros exemplos que posso dar aqui, nessas linhas escritas desta coluna. Imagine sua vida sem alguma dessas profissões, imagine seus dias sem essas pessoas valorosas que destinam seu tempo profissional a servir outras pessoas da mesma espécie, espécie essa que por muitas vezes nem nota sua presença.
Temos que valorizar mais as pessoas, suas atividades profissionais e seu valor como seres humanos. Ninguém é melhor do que ninguém nesse mundo, por maior que seja seu cargo ou salário. Aquele(a) que se acha superior não compreendeu nada sobre a verdade dessa vida. Estamos todos aqui no mesmo barco, vivendo no mesmo planeta, respirando o mesmo ar e caminhando, dia após dia, para o mesmo lugar, caminhando para um fim de vida digno e respeitoso. O desejo de todo mundo é o mesmo, viver melhor, evoluir, o que muda é a forma como cada um trata os seus dias e o dos outros no decorrer de sua existência.