Notícias
Secretaria de Meio Ambiente fortalece a causa animal com avanços no Departamento de Bem-Estar Animal
Em 2024, houve 271 castrações a mais que no ano de 2023
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) reforçou seu compromisso com a causa animal em 2023 ao instituir o Departamento de Bem-Estar Animal (DBEA), que substituiu e ampliou as ações realizadas pelo antigo Departamento de Proteção Animal (DPA).
Entre os principais serviços oferecidos pelo DBEA está o programa de castração de cães e gatos. Em 2024, foram realizados 1.098 procedimentos, um aumento expressivo em relação aos 827 procedimentos realizados em 2023.
Esse avanço foi possível graças ao aumento significativo do orçamento destinado ao departamento. A partir de julho de 2024, os recursos mensais passaram de, aproximadamente, R$ 12.500 para R$ 26.666,66, permitindo a ampliação do atendimento e o alcance de mais famílias que desejam realizar a castração.
Com essas iniciativas, a SMMA reforça seu compromisso com o DBEA e com a promoção de políticas públicas que atendam às necessidades da comunidade.
Acolhimento constante
Desde sua instituição, o DBEA opera com 34 vagas para abrigar felinos e caninos, através de acomodações credenciadas, para animais de rua e/ou que passam por maus tratos; presta socorro e atendimento veterinário credenciado em casos de maus-tratos; arrecada rações e mantimentos provenientes de doações; Realiza palestras de conscientização em escolas da cidade; monitora denúncias de maus-tratos; entre outras ações.