Notícias
15/12/2023
Removendo Pedras
Fui adotado por um casal de agricultores do interior de Passo Fundo quando tinha 3 anos de idade. Trabalhei na lavoura com meus pais até completar 18 anos. Nesse período desempenhei tarefas na lavoura e em casa, e uma delas relembro hoje para ilustrar nossa reflexão.
Por alguns dias meu pai resolveu que iríamos remover as pedras que haviam em nosso potreiro (campo destinado ao gado). Além de deixar o campo mais bonito, era uma forma de melhorar a qualidade do pasto.
Quando avistávamos uma pedra a mesma era carregada na carroça ou na zorra (uma espécie de caixa que era arrastada por bois). Algumas pedras estavam encravadas na terra e era necessário usar uma picareta ou uma alavanca, para removê-las. Algumas saiam facilmente, outras era necessário muito esforço e até ajuda dos bois para puxar, outras eram tão difíceis de remover que ainda estão lá.
Cada vez que vou visitar meus pais sento em uma pedra que mostra uma pequena parte acima da terra, o resto está enterrada, e relembro o quanto lutamos para removê-la e ela ainda está lá.
Muitas vezes somos julgados ou julgamos as pessoas pelo que enxergamos.
Porém, somos como pedras... O que conseguimos deixar à mostra são fragmentos daquilo que de fato somos. Aquilo que enxergamos das pessoas é apenas uma fração pequena do que a pessoa realmente é.
Algumas pessoas são como aquelas pedras que nunca mais vi, pois foram removidas e sei lá onde foram parar, e outras são como aquelas pedras que me fazem recordar o tanto de esforço gasto em vão.
A lição fica por conta de cada um... eu penso que algumas pessoas mudam, outras não. Algumas se permitem mudar ou são mais flexíveis, já outras, não importa o quanto a gente se esforce, serão sempre iguais... Uma frase que escutei essa semana, me fez rir e refletir e quem sabe caiba aqui: “Não adianta lavar porco com shampoo”.