Notícias
Programa “Reciclar é fazer mágica” conquista mais uma premiação na área de Compromisso Social
Iniciativa da Bellaforma Embalagens, que já reciclou 3 milhões de garrafas pet, foi uma das vencedoras no Prêmio Plástico Sul de Inovação e Sustentabilidade
A Bellaforma Embalagens recebeu na noite da última quinta-feira, 07/11, mais um prêmio pelo programa “Reciclar é fazer mágica”. Desta vez, a iniciativa conquistou Ouro no Prêmio Plástico Sul de Inovação e Sustentabilidade na área de Compromisso Social. O sócio-proprietário da empresa, Samuel Moschetta, e o gestor do programa, Jeferson Alberton, receberam a premiação em Caxias do Sul.
A 5ª edição do Prêmio reuniu empresas fornecedoras que atuam nos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Com promoção da revista Plástico Sul, foram premiadas iniciativas em 10 categorias: Produção limpa; Iniciativa de logística reversa; Compromisso Social; Produto com conteúdo reciclado; Novos aditivos ou biomateriais; Nova aplicação ou produto por processo de transformação (injeção, sopro ou extrusão); Embalagens práticas ou disruptivas; e Embalagens inteligentes.
O programa
O programa de Educação Ambiental é desenvolvido pela Bellaforma Embalagens, empresa de Garibaldi associada à Apeme (Associação de Pequenas e Médias Empresas), em parceria com o Instituto Venturi para Estudos Ambientais, de Porto Alegre. Além de contribuir para a preservação do meio ambiente, a iniciativa ajuda escolas e entidades, já que desenvolve ações de Educação Ambiental e também compra plásticos tipo PET (Politereftalato de Etileno) recolhidos por elas. Desde o início do programa, em 2019, foram recicladas mais de 3 milhões de garrafas, gerando um valor de R$ 160 mil para as escolas e entidades participantes.
O programa funciona através de uma rede de cooperação: pessoas ligadas às escolas ou entidades juntam as garrafas, retiram rótulo, tampa e lacre, e depositam em sacos fornecidos pela Bellaforma, chamados de bags. Esse material é recolhido pela empresa, prensado por recicladores da cidade e depois transformado em bobina plástica, que por sua vez é utilizado como parte da matéria-prima das mais diversas embalagens produzidas pela empresa. Hoje o “Reciclar é fazer mágica” está presente nas cidades de Bento Gonçalves, Carlos Barbosa, Garibaldi e Monte Belo do Sul.