Notícias
14/03/2025
Primeiro dia de trabalho
"As pessoas esquecerão o que você disse, as pessoas esquecerão o que você fez, mas elas nunca esquecerão o que você as fez sentir." Essa frase do alemão Carl W. Buehner ganhou todo sentido em uma das aulas da disciplina de Gestão de Recursos Humanos ministradas pelo Professor Nédio na FISUL.
Nessa ocasião o professor ministrou uma aula que foi simplesmente sensacional, onde foi muito além da teoria nos proporcionado a oportunidade de compartilhar conhecimento sobre o acolhimento de um funcionário no seu primeiro dia de trabalho.
Após contratado, o funcionário está vivendo um turbilhão de sensações, entre elas, a alegria pela conquista de um trabalho, a preocupação com o ambiente em que vai trabalhar, as pessoas com que irá conviver e como será recebido.
Tomei a liberdade de compartilhar sobre a minha experiência ao ser promovido para o escritório da empresa onde atuo. Relatei o quanto significou para mim, receber uma ligação do então futuro colega Ezequiel. Ele entrou em contato comigo expressando a sua alegria em saber que eu estaria indo trabalhar com ele. Relatei também sobre a importância da mensagem que recebi da minha colega Adriele, já na minha mesa de trabalho, no dia em que assumi a nova tarefa. Esse gesto me passou a segurança de que qualquer coisa que eu precisasse poderia contar com ela.
Gestos humanos que fazem toda a diferença para quem tá chegando. Saber que podemos contar com alguém, saber que as pessoas com quem vamos iniciar uma nova jornada estão felizes por você estar ali geram laços afetivos que ficarão gravados para sempre.
De fato, o sentimento de pertencimento e acolhimento a gente nunca esquece. É nesse momento que nasce um sentimento de gratidão que se tornarão eternos. É nesse contexto que fez todo o sentido a aula exposta pelo professor. Depois dessa brilhante aula, sinto que, só por esse aprendizado de ontem, valeu a pena ter se matriculado nessa disciplina.
Para finalizar, concordo plenamente com o professor que a prática dessa teoria confirma sem sombra de dúvidas o pensamento de Carl E. Buehner: "Eles podem esquecer o que você disse - mas nunca esquecerão como você os fez sentir."
Que possamos fazer a diferença na vida das pessoas que convivem conosco, com gestos simples, seja no primeiro dia de trabalho de alguém ou nas inúmeras oportunidades que a vida nos dá no dia a dia.