Notícias
Prefeitura de Garibaldi intensifica ações de combate ao Aedes aegypti e reforça alerta à população
A Prefeitura de Garibaldi, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), segue mobilizada no enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. Com a elevação de casos no Rio Grande do Sul, e o cenário atual de proliferação no estado, a atuação da Vigilância Ambiental e o engajamento da população tornam-se ainda mais essenciais.
Desde novembro de 2024, o Núcleo de Vigilância Ambiental da SMS intensificou o monitoramento em áreas estratégicas da cidade, por meio da instalação e análise das armadilhas Ouvitrampas. O boletim mais recente, referente ao primeiro trimestre de 2025, revela que 1.490 ovos do mosquito foram recolhidos. Segundo a coordenação do Núcleo, o valor atual está acima do ideal e exige atenção redobrada.
Além disso, foram realizadas 1.861 visitas domiciliares em diferentes bairros da cidade, com foco em orientação, inspeção e eliminação de possíveis criadouros. Os bairros mais atendidos pelas equipes foram: São Francisco, Peterlongo, Chácaras, Brasília, Centro, São José, Cairú e Santa Terezinha.
Durante estes primeiros meses do ano, a Secretaria recebeu 11 denúncias de possíveis focos, todas devidamente apuradas e resolvidas. No total, 52 armadilhas foram inspecionadas, e 4 focos do mosquito foram identificados nos bairros São Francisco, Chácaras, Brasília e Centro.
Até o momento, quatro casos foram confirmados em Garibaldi, sendo 2 autóctones. Dezesseis casos foram investigados e descartados e um caso está em análise.
Medidas preventivas
A Secretaria reforça que a melhor forma de combate é a prevenção. A população deve manter os cuidados diários para evitar locais com água parada, que servem de criadouro para o mosquito. Entre as orientações estão:
• Armazenar garrafas, baldes e vasos com o gargalo para baixo;
• Fazer o descarte correto de resíduos;
• Retirar objetos que possam acumular água;
• Limpar e inspecionar regularmente áreas internas e externas das residências;
• Tampar caixas d’água, poços, barris e lixeiras;
• Manter calhas desobstruídas;
• Tratar adequadamente a água de piscinas;
• Preencher com areia os pratinhos de vasos de plantas ou eliminá-los.
A Prefeitura de Garibaldi reafirma seu compromisso com a saúde pública e destaca que a colaboração da população é fundamental para conter o avanço do mosquito. Para denúncias de focos de Aedes aegypti ou mais informações, a comunidade pode entrar em contato com a Vigilância em Saúde pelo telefone 54 3462-8197.