Notícias
Política local
Raramente abordo este assunto porque sou contra a radicalização e, quase que normalmente, uma palavra mal posta ou a compreensão de uma ideia traduz para alguns um posicionamento político, o que não é o caso. Quando quero me posicionar assim o faço sem problema algum.
Mas o adversaríssimo político é um conceito que se utiliza para analisar o comportamento dos candidatos quanto aos seus posicionamentos pessoais e através dos meios de comunicação, notadamente, na utilização de todas as plataformas disponíveis e acessáveis por todos, lamentavelmente, e não raramente absorvido como conceito do político uma relação amigo-inimigo.
Nas competições eleitorais, principalmente as municipais, e aí à Câmara de Vereadores, todos se entendem como sujeitos políticos nefastos. As alianças políticas ou eleitorais são arranjos conjunturais, o que significa que a distinção amigo-inimigo, sendo, sempre inimigo o outro. Amigo é aquele que apoia, incondicionalmente, quiçá a busca de um cargo, ou quase sempre, não importando a sua moral, a sua ética, o seu passado político-partidário.
Os meios de comunicação simplesmente se apropriam e recompõem o jogo discursivo de candidatos e lideranças, construindo, assim, a sua narrativa, um tipo de cobertura que é tida como dotada de imparcialidade, objetividade e neutralidade. As lideranças políticas rotineiramente incluídas nas pautas jornalísticas são aquelas que sobrevivem à polarização das frentes de ataque e defesa e que, portanto, articulam melhor a contrariedade.
Até no País do “Tio San” as circunstâncias se agravam em razão da paixão pelo poder que é incomensurável, fazendo com que as pessoas, da mesma e pequena urbe, como nosso caso, tornam-se inimigas por decorrência da disputa.
Espero que respeitada a ideologia o confronto restringe-se as ideias e Planos de Governo, praticando-se, assim, a saudável política traduzindo a mesma em exemplo aos que nos sucedem, criando, também, interesse pelo tema para que possamos criar e desenvolver líderes necessários para nossa comunidade.