Notícias
Período de Libertação: A Páscoa em nossos corações
Páscoa! Libertação! Jesus de Nazaré demonstrou que se podem executar homens, mas não se conseguem matar as grandes ideias renovadoras, os grandes exemplos de honestidade, de retidão, de amor ao próximo e de valorização da vida. Nestes dias em que comemoramos a Páscoa, lembremos dos verdadeiros ensinamentos de Jesus e não do seu sofrimento. Sofrimento, este causado pela nossa insânia diante da mensagem do imenso amor que Ele veio nos trazer. Que possamos entender a Páscoa como o momento de transformação, como a vitória real da vida sobre a morte, pela certeza da imortalidade da alma, porque a Vida, em essência, só pode ser conceituada como o amor de Deus por suas criaturas. Jesus de Nazaré veio firmar o seu conceito de missionário, de mestre, divulgando e exemplificando a sua doutrina de amor e perdão. Jesus é o irmão mais velho que veio ensinar a finalidade da vida na Terra, que é o aperfeiçoamento do Espírito e como aproveitar as experiências terrenas para que esse determinismo divino aconteça.
Como a Páscoa Cristã representa a vitória da vida sobre a morte, queremos firmar o conceito que aprendemos no Espiritismo, que a vida só pode ser definida pelo amor, e o amor pela vida. Foi por isso que Jesus de Nazaré veio ao mundo, para que tivéssemos vida em abundância, isto é, plena de amor. Para nós espíritas, não há rituais, nem liturgias, nem proibições de comidas, pois como asseverou Jesus: “Não é o que entra na boca que macula o homem, o que sai da boca do homem é que o macula. O que sai da boca procede do coração e é o que torna impuro o homem.” (S.Mateus, Cap. XV), e nem proibições de trabalho. A Páscoa é a época de lembrar mais uma vez da necessidade de “libertação do homem velho” fazendo nascer o “Homem Novo”, fazendo brilhar a luz que existe em todos nós.
Em vez de nos agarrarmos às exterioridades das celebrações pascais, aproveitemos esta época para tentarmos mudar alguns dos nossos vícios morais. Utilizemos essas reflexões para sermos menos egoístas, menos orgulhosos, mais caridosos e mais fraternos para com todos que convivem conosco. Essa a verdadeira mensagem que Jesus nos deixou e a certeza de que estará sempre ao nosso lado cuidando da Terra e de cada um de nós, auxiliando-nos em nossas quedas. Celebre uma verdadeira Páscoa. Não a do chocolate ou a do sofrimento, mas a sua Páscoa, a da sua “libertação” rumo à uma vida plena, refletindo, na sua transformação interior, a Páscoa da valorização da vida na certeza da imortalidade.