Notícias
Pedágio de conscientização alerta garibaldenses para o risco da dengue
No último sábado (2), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou um pedágio de conscientização, com distribuição de materiais informativos sobre prevenção ao mosquito Aedes aegypti, responsável por transmitir a dengue. A iniciativa ocorreu na sinaleira próxima à Estação Rodoviária, das 9h às 12h.
A ação fez parte do Dia D - Brasil unido contra a dengue, que contou com a atuação do governo federal e apoio de estados e municípios. Em Garibaldi, a equipe de Controle da Dengue e Simulídeos realiza constantemente atividades com teor educativo, seja em distribuição de folders ou no momento de visitas a domicílios.
No pedágio de sábado, Maria Olinda, moradora da cidade, foi abordada pela SMS e revelou já ter conhecimento da campanha. "Peguei esse material na Farmácia Municipal e como sou catequista, e tenho uma turma de 40 crianças, uso isso para trabalhar com eles a prevenção", revela.
Medidas preventivas
Os munícipes devem ficar atentos a reservatórios de água parada, que funcionam como o principal ambiente para focos do inseto. Para isso, alguns pontos merecem atenção redobrada:
- Armazene garrafas vazias, baldes e vasos com o gargalo para baixo;
- Descarte corretamente o lixo;
- Elimine objetos que acumulem água parada;
- Faça limpezas e revise regularmente áreas internas e externas da residência;
- Retire os pratos dos vasos de plantas ou coloque areia até a borda;
- Mantenha caixas d'água, poços, barris e lixeiras bem vedados;
- Mantenha calhas desobstruídas e livre de folhas e gravetos;
- Trate a água da piscina com produtos.
Sintomas da dengue
Febre alta, entre 39°C e 40°C, com duração de dois a sete dias, dor atrás dos olhos, na cabeça, no corpo e nas articulações, mal-estar geral, náusea, vômito, diarreia, manchas vermelhas na pele com ou sem coceira, são os principais sintomas da dengue.