Notícias
29/03/2024
Outono e os olhares mais atentos ao que nos cerca
Uma das divisões de clima que temos em nosso Planeta são as estações do ano. Primavera, verão, outono e inverno. Como as estações do ano mudam, as pessoas com o tempo também vão mudando. Ideais antigos dão lugar a novos. Concepções formadas vão se alterando, e novos pontos de vista são formados. Pessoas inteligentes não se incomodam em mudar sua visão, pois isso não denota fraqueza, mas sim inteligência de compreender que com o tempo podemos evoluir. Permanecer com ideias antigas, apenas por ego, pode ser um atraso.
O planeta não é estático, os terremotos, furacões, tempestades, doenças, ecologia, tudo no planeta é vivo e está em intensa mutação. Nós, como seres vivos animais também estamos. Somos apenas uma cadeia nesse ecossistema todo. Sim, temos a capacidade de concatenar ideias, e isso nos diferencia dos outros seres vivos. Exatamente por isso temos que ter a plena capacidade de entender que podemos mudar.
E, se tudo no mundo, em tese, está evoluindo, como nós, raça humana, nos colocamos nesse papel? Somo agentes dessa mudança ou apenas espectadores do espetáculo da vida em todos seus aspectos? Podemos ser as “estrelas” ou somos apenas coadjuvantes? Temos alguns indícios de que nossa forma de viver está abalando, para pior, o clima de nosso planeta. Porém, só teremos total prova disso quando o fim chegar. Para melhor, acredito que não estamos colaborando ainda.
Os erros só são percebidos quando o ego e a arrogância são deixados de lado, quando a humildade é posta à mesa e quando percebemos que somos todos uma raça única, sem as separações que os pré-conceitos revelam a todo instante. Somos preconceituosos até com nossos familiares, quiçá com pessoas de raças diferentes e distantes de nós.
Seja primavera, verão, outono ou inverno, a estação é irrelevante quando estamos firmes em nossos propósitos e abertos as mudanças. Nem sempre mudar é acertar, por isso vamos nos adaptando as novas realidades. Ser inteligente é saber decifrar cenários, com amor, humildade, respeito e atitudes proativas. A vida é mutante o tempo todo.