Notícias
Olho Gordo
Quando era pequeno, ouvia meu pai, minha mãe e a Vó Chica comentarem sobre pessoas que tinham "olho gordo".
No início não acreditava muito nisso, mas com o passar do tempo fui assimilando melhor e comecei a dar crédito ao que eles falavam. Muitos fatos comprovaram aquela crença. Haviam algumas pessoas identificadas por eles, que quando vinham na nossa casa e elogiavam alguma coisa, no dia seguinte, aquilo minguava.
Passei a observar uma certa pessoa e percebi que sempre que ela vinha lá em casa acontecia alguma coisa. Bastava ela olhar para as galinhas e dizer: Que lindas! E as galinhas pegavam alguma peste e começam a morrer. Bastava ela elogiar a nossa horta e tudo começou a secar.
Cheguei então à conclusão de que essas pessoas existem, trazem o elogio na língua e a maldade no coração. Creio que sequer elas têm a noção disso. São pessoas sugadoras de energia que ao olharem algo bonito nutrem, mesmo que inconsciente, o desejo de ter ou de ser, e tal desejo suga a energia de tal forma que nada daquilo evolui.
O ruim é que não é fácil identificar essas pessoas, mas algumas por conviverem mais com a gente, o tempo e a observação vão nos mostrando.
É preciso se afastar de pessoas assim? Creio que não. Aprendi que é melhor eu espalhar um sal grosso ao redor da casa do que se afastar delas, por que, essas, eu já sei que sugam minha energia. O ruim é quando a gente não sabe e confiamos um plano, um sonho, um projeto a alguém, sem perceber que essa pessoa nutre inveja.
Quando a gente sabe que a pessoa é, podemos nos proteger evitando expor nossos sonhos, porque, como diz o ditado: "O que ninguém sabe, ninguém estraga". Muitas vezes não é egoísmo esconder um pouco nossos planos, é proteção.
Outra tática que uso muito é rezar para que essas pessoas vão bem em seus projetos e planos, porque se elas estiverem bem, gastarão muito mais tempo e energia cuidando de suas coisas do que das minhas.