Notícias
O tempo explicará
Olho para trás, sedento por entender os motivos e as razões pela qual a minha jornada seguiu tal ritmo e tal direção. Quanto mais volto no tempo, mais claro fica, e tudo fica mais compreensível.
Ainda era menino quando decidi fazer um esforço, contrariar a vontade do meu pai, e fazer um curso de informática. O ano era 1997, e a internet era quase um boato nessa época. Lembro que eu iria aprender, neste curso, noções básicas sobre o Windows, Word e Excel, e algumas noções superficiais sobre a internet.
O esforço para tal missão, ia muito além do alto valor do curso, que prometia abrir portas para uma profissão. Eu tinha que me deslocar a pé todos os sábados, às 4:00 da madrugada, para chegar a tempo de pegar o ônibus que a Prefeitura de minha cidade dispunha para levar os alunos até Passo Fundo.
Conclui esse curso, mas, depois de concluído comecei a pensar quando é que eu iria usar isso, pois na minha cidade, na minha realidade eu nem conhecia pessoas que tinham computador. Isso era coisa apenas de grandes empresas e de bancos.
Alguns anos mais tarde, em 2000, já morando em Caxias do Sul, o fato de eu saber ligar o computador, digitar alguma coisa, foi o fator determinante para que eu conseguisse trabalhar em um hotel na função de recepcionista.
Hoje eu sei que por pouco que fosse aquele conhecimento obtido com tanto esforço, foi determinante para direcionar o meu caminho e eu chegar onde estou. E tudo parece se encaixar direitinho, tudo se justifica, tudo se torna claro e compreensível. Há uma lógica que o tempo acaba explicando e que justifica o meu pensamento de que nada acontece por acaso, tudo tem um propósito que mais cedo ou mais tarde iremos acabar por entender.
Se você está passando por um momento que não entende as razões e os “porquês”, somente tenha paciência de aguardar. A vida, o tempo e a tua própria jornada se encarregam de trazer as respostas que você ainda não consegue ter clareza para entender. Tudo está certo, por mais que o seu esforço parece ser demasiado, e você ainda não saiba o porquê está fazendo tal esforço.
A recompensa sempre vem, basta acreditar, seguir a luta e confiar que um dia o próprio tempo explicará.