Notícias

08/11/2024
Voltar

O sentido da vida

    Temos lido nos jornais e visto na televisão tanta violência, tantas mortes a troco de nada, tantos jovens se perdendo no vício das drogas, tantas desgraças familiares devido ao uso do crack que às vezes nos vemos reflexionando a respeito disto e nos perguntamos: “que objetivo estão dando às suas vidas, estes jovens que se lançam no mundo da drogadição? Qual o sentido da vida pelo qual eles se orientam? O que esperam estes homens e mulheres, adolescentes e adultos jovens enveredando por um caminho sem volta?”

     Quando Jesus proferiu a máxima “buscai primeiro o Reino de Deus e sua Justiça e todas as coisas vos serão acrescentadas”, estava se referindo ao nosso propósito existencial, o propósito maior de todo o Ser Espiritual em evolução, que é o de buscar o sentido da vida, o seu equilíbrio existencial. O “Reino de Deus” é o símbolo que Jesus utiliza várias vezes para indicar os sentimentos superiores originados a partir da virtude do amor, presentes no interior de cada criatura. A justiça é a própria Lei de Deus expressa pela Lei maior, a Lei do amor, justiça e caridade escrita na consciência de cada um de nós. Todos nos encontramos encarnados para cumprirmos este propósito existencial: o de evoluirmos e de sermos co-criadores na construção de um mundo mais feliz e harmonioso. Somente por meio do amor a nós mesmos é que conseguimos criar um mundo de amor ao nosso redor. Há um ditado chinês, muito antigo, que diz: “Para aquele que não sabe aonde vai, qualquer caminho serve” que se aplica muito bem aos dias de hoje. Para aquele que não conhece o sentido de sua existência, qualquer propósito de vida lhe serve. Sabemos que a proposta dos vícios é sempre uma proposta autodestrutiva, desarticulando famílias inteiras e finalmente destruindo o próprio indivíduo. Não estamos encarnados por mero acaso, todos temos um propósito existencial, o de trabalharmos arduamente na nossa melhora interior. Este propósito será realizado de maneira própria e individual, pois somos seres únicos; porém nunca será uma caminhada solitária, uma vez que Deus, em sua infinita bondade, nos coloca junto às pessoas que poderão nos auxiliar nesta trajetória evolutiva. “Vós sois deuses” asseverou Jesus, sigamos o divino conselho e passemos a criar e não a destruir. Permaneçamos fiéis ao compromisso assumido antes da reencarnação, junto a Jesus.

    Trabalhemos na edificação do Bem, cooperando uns com outros, sob o comando do Cristo, que por certo, saberá escolher aqueles que irão realizar tarefas mais graves e relevantes no futuro. A Doutrina Espírita nos convida à busca do conhecimento; pois quem se ilumina com o conhecimento libertador não pode mais permanecer na penumbra dos interesses inferiores. A sabedoria e o amor têm na prática do Evangelho de Jesus as diretrizes de segurança para que todos alcancemos o propósito da nossa da vida, culminando com a paz e a felicidade que tanto almejamos.


Compartilhe:

Postado por:

Samira José Turconi

Samira José Turconi

Samira José Turconi é bioquímica, sócia-fundadora da Associação Médico-Espírita da Serra Gaúcha, do Centro Espírita Allan Kardec e expositora da Doutrina Espírita.

Saiba mais

Tags

Colunistas

Conheça mais sobre quem são nossos colunistas semanais.

Acesse

Assine Já

Fique por dentro do que acontece em Garibaldi e região.

Entre em contato