Notícias
“Mundo de Regeneração e o Despertar da Consciência”
Nestes tempos apocalípticos e decisivos para a transformação em Mundo de Regeneração, clama a Humanidade por Paz e Justiça. Necessidade premente da criatura humana é o despertar da consciência, a transformação interior. E os exemplos de testemunho renovador são marcantes e incontestáveis. Vale a pena observar as almas corajosas, que venceram a si mesmas, virtuosas por ouvir o chamamento do Senhor e atender aos seus desígnios. São almas heroicas que superaram o orgulho, que sufocaram a vaidade, que dominaram o egoísmo. São elas que nos convidam a melhoria e à reflexão pelo exemplo santificante que deixaram.
Temos hoje, através do Espiritismo, a grande oportunidade, a claridade proporcionada pelos esclarecimentos da Doutrina dos Imortais, que nos convida, que nos incentiva a renovação, modificando-nos, paulatinamente, pela vontade e pelo amor, pelo estudo e pela reflexão, valendo-nos dos testemunhos santificantes daqueles que nos precederam. Porque, é certo, que cedo ou tarde, iremos encontrar a nossa própria estrada de Damasco!
“O progresso consiste, sobretudo, no melhoramento moral, na depuração do Espírito, na extirpação dos maus germens que em nós existem. Esse é o verdadeiro progresso, o único que pode garantir a felicidade ao gênero humano, por ser o oposto mesmo do mal. Muito mal pode fazer o homem de inteligência mais cultivada, aquele que se houver adiantado moralmente, só o bem fará. É pois, do interesse de todos o progresso moral da Humanidade.” Nos diz Allan Kardec em “Obras Póstumas” Para alcançarmos o progresso moral é necessário despertarmos.
Despertar significa identificar novos recursos ao alcance, descobrir valores expressivos que se encontram desperdiçados, propor-se significados novos para a vida e antes não percebidos. O despertamento retira o véu da ilusão e faculta a percepção da realidade verdadeira, aquela que antecede ao corpo físico e prossegue após ao túmulo. Estar desperto é encontrar-se partícipe da vida, estuante, ativo, tudo realizando com integral lucidez. Estar desperto é mais do que encontrar-se vivo, do ponto de vista biológico, superando os automatismos, para localizar-se nas realizações da inteligência e do sentimento enobrecidos. O indivíduo adormecido, deixa entorpecer a consciência através do mergulho nas distrações que lhe constituem os interesses máximos do dia-a-dia, esquecendo-se das qualidades superiores que proporcionam realmente a felicidade. Essas distrações habilmente se disfarçam, justificando trabalho exaustivo, caminhadas e ginásticas que consomem horas e que, apesar de úteis, desviam o indivíduo da meta essencial que é o despertamento de si mesmo. Neste Novo Ano, despertemos usando a inteligência e aplicando o sentimento em perfeita interação, avançando sempre, sem recuos, nem amarguras. Certamente experimentaremos as aflições da vida em sociedade, dos prejuízos políticos, das injunções do corpo, mas não deixemos porém que tais ocorrências nos desanimem ou infelicitem. Sigamos na proposta da auto conquista e iluminação interior. Feliz 2022!