Notícias
Mantendo a Esperança em tempos difíceis
Há dias que temos a impressão de que chegamos no fim do caminho. Olhamos para frente e não vislumbramos mais saída. Não há uma luz no fim do túnel, e não há também nenhuma possibilidade de volta. Sentimo-nos perdidos. Não sabemos que rumo tomar. Ficamos atônitos. Porém, uma emoção faz com que acreditemos novamente; é a esperança. Diante dela, esquecemo-nos momentaneamente das dores, dos sacrifícios, das doenças, das dificuldades e lembramo-nos somente da felicidade regida pela paz que ela nos traz.
Assim, quando a chama da esperança reacende em nosso íntimo, nossos sonhos desfeitos são substituídos por outros anseios. Nossos objetivos se modificam e o entusiasmo nos invade a alma. É a esperança que nos motiva a seguirmos nessa caminhada evolutiva rumo à perfeição. Trata-se de um “processo cognitivo, de natureza motivacional, direcionado para alcançar objetivos”. Isso significa que ela está associada às nossas capacidades de solucionar problemas, obter controle diante de situações estressantes e de termos otimismo para atingir metas. Mais que isso, ela se relaciona aos líderes positivos que, por meio dessa emoção, conseguem gerar motivação e confiança para si e para os integrantes de suas famílias, equipes ou colegas de trabalho. A esperança nos permite definir nossos objetivos e gera motivação para que possamos alcançá-los. Dessa forma, conseguimos ter maior controle sobre o que está à nossa volta, evitando situações que podem desenvolver quadros psíquicos de ansiedade ou estresse. A falta de esperança gera o efeito contrário, sujeitando as pessoas a pensamentos capazes de bloquear o alcance de objetivos.
Quanto mais importantes e desafiadoras forem as nossas metas, mais nos sentiremos estimulados a vencermos nossos limites e nos superarmos. A esperança é uma entre as 10 emoções positivas que o ser humano pode apresentar. Sentir esperança é acreditar, é ação, é motivação, vem do verbo esperançar. Envolve a vontade, a perseverança e as maneiras diferentes de se chegar aos objetivos. A Psicologia Positiva estuda o tema há muitos anos pois reconhece sua importância para o bem-estar e a felicidade. Quem perde a esperança, não encontra mais sentido na vida, por isso, o antônimo dessa palavra é desespero, desapontamento, desamparo ou desesperança. Esperança é um estado de ser. É uma disposição interior ligada aos sentimentos. É um elemento intrínseco necessário ao espírito do homem para que ele creia. Por isso a esperança é ligada à fé. A esperança faz nascer no coração do homem as boas e nobres aspirações; a fé as concretiza, servindo de suporte e vitalidade. Emmanuel, mentor de Chico Xavier, nos adverte em uma linda página do livro “Vinha de Luz” (Cap. 58 - Crises): “Quando, pois, te encontrares em luta imensa, recorda que o Senhor te conduziu a semelhante posição de sacrifício, considerando a probabilidade de tua exaltação, e não te esqueças de que toda a crise é fonte sublime de espírito renovador para os que sabem ter esperança.”
Dessa forma, em qualquer circunstância, mesmo nesses tempos difíceis que agora vivemos, deixemos que a esperança nos invada a alma, confiantes em Deus, que sempre nos dá oportunidades novas para refazermos caminhos, buscando a nossa redenção. A esperança deve ser uma constante em nossas vidas. Esperança de melhores dias; esperança de realizações superiores; esperança de paz.