Notícias

15/09/2023
Voltar

Liberdade

    Gosto de observar os pássaros. Além de serem belos, criativos, inteligentes e ágeis, possuem outra grande qualidade que nós seres humanos supervalorizamos, sem sequer entender o porquê a possuímos: a Liberdade. Todos querem ser livres, todos aspiram liberdade, porém, a maioria não sabe aproveitar a magnitude de ser livre.

    Os pássaros tem o céu inteiro a seu dispor, podem andar por onde quiserem, sem precisar pedir permissão, apenas o horizonte é o seu limite. No entanto, os pássaros sabem usar sua liberdade sem prejudicar seu irmão de espécie, que possui o igual direito de usufruir o mesmo espaço ao mesmo tempo. Vem daí a minha grande admiração pelos pássaros. Eles são desprovidos de inveja, orgulho, ganância, e tem em si uma grande qualidade, respeitam uns aos outros.

    E nós humanos, como tratamos nossa Liberdade? Infelizmente, nos falta ainda entender o que vem a ser liberdade. Ainda temos enraizados em nós vários sentimentos que travam nossa evolução. Somos invejosos, gananciosos, orgulhosos, egoístas. Queremos que nossos objetivos se realizem imediatamente, independente dos meios pelos quais sejam tomados para se chegar a eles. Esses sentimentos nos aprisionam, e por mais livres que pensamos ser, enquanto carregarmos conosco esses “amigos” do inconsciente, estaremos sempre encarcerados em nós mesmos, nunca sendo de fato livres.

    Ser livre é ter a mente serena e tranquila. É aceitar a vida como é, e aspirar sempre evoluir, buscando conhecimentos que acarretarão numa melhor compreensão de mundo. Ser livre é entender sua missão e aceitar a si mesmo, procurando sempre fazer o melhor com as peças que a vida lhe forneceu. Terás liberdade quando parar de julgar o outro, quando parar de procurar no outro o que lhe falta. Quando perceberes que cada um tem o que merece e o que planta. A colheita é inevitável, para o bem ou mal.

    Ser livre, ou ter liberdade, não é difícil. Requer apenas quebra de paradigmas, mudança de conceitos e pensamentos. E, pasmem, quando atingirmos esse nível de liberdade, ganharemos um “Plus”, um presente do universo: a felicidade. Não se tem felicidade plena sem ter liberdade, elas andam lado a lado. Uma se alimenta da outra, e é por isso que admiro tanto os pássaros, eles possuem o que aspiramos, Liberdade e Felicidade.


Compartilhe:

Postado por:

Diego Cettolin

Diego Cettolin

Diego Cettolin é Administrador de empresas, Pós-Graduado em marketing e acadêmico em Direito.

Saiba mais

Tags

Colunistas

Conheça mais sobre quem são nossos colunistas semanais.

Acesse

Assine Já

Fique por dentro do que acontece em Garibaldi e região.

Entre em contato