Notícias

13/12/2024
Voltar

Jesus e a transição planetária

    O conceito de transição planetária é amplamente abordado no Espiritismo. E é um tema central para entendermos o atual estágio de evolução da Terra, bem como da humanidade. A Terra, então, deixará de ser um mundo de provas e expiações para se tornar um planeta de regeneração, atendendo ao progresso dos planetas, dentro da ordem universal. Este fenômeno envolve profundas transformações físicas, morais e espirituais, descrito como uma fase de preparação para um novo ciclo evolutivo. A transição planetária é um ponto de inflexão entre ciclos de progresso planetários em que espíritos menos evoluídos ou mais atrasados que se encontram “estacionados” em seus esforços de melhoria dão lugar a espíritos que se desenvolveram e se encontram em graus mais avançados de evolução. Os elementos de duas gerações se confundem. A primeira, cujas bases se sustentam nas areias do egoísmo e do orgulho, não mais conseguem atender às necessidades de uma sociedade mais amadurecida. A segunda, que sucede à primeira, marcha “[…] para a realização de todas as ideias humanitárias compatíveis com o grau de adiantamento a que houver chegado” (Capítulo XVIII, item 24, de “A Gênese”). Esses espíritos superiores, por sua vez, impulsionam o progresso da humanidade pela dedicação ao bem e ao trabalho solidário a que se dedicaram.
Nestes tempos apocalípticos e decisivos, a Humanidade passa por grandes atribulações. Testemunhamos, de forma mais ou menos consciente, movimentos universais que se operam em ambas as dimensões da vida no sentido de um progresso moral da humanidade. Até os Espíritos que se opõem às inevitáveis transformações do orbe terrestre trabalham por elas, mesmo sem o saberem. O momento é decisivo. A hora da transformação é esta, bem o sabemos pelo alerta dos benfeitores espirituais, de que todos estamos sendo submetidos aos mais duros testemunhos na vida. Mas, mesmo diante de tantas informações, muitos de nós, nos deparamos com situações que nos levam a pensar na desistência dos nossos propósitos de trabalho no Bem. Quantas vezes nos afligimos ante as próprias limitações, por vezes, nos sentindo impotentes? Assim lembremos da exortação de Jesus: “Mas aquele que perseverar até o fim se salvará” (S. MATEUS, 24: 13). Perseverança, uma palavra que representa força, coragem e obstinação. Uma pessoa perseverante é aquela que não desiste ao se deparar com obstáculos e segue em frente para alcançar seus objetivos. Entretanto, sabemos que perseverar em meio às dificuldades é desafiador por muitos motivos diferentes. perseverar é mais do que simplesmente suportar dificuldades. A perseverança envolve nossa mente e coração, ou seja, o modo como encaramos as dificuldades. Uma pessoa que persevera demonstra coragem, determinação e paciência. Aceitemos o convite de Jesus: “Quem procura encontrar-me, negue a si mesmo, tome a cruz que lhe cabe e siga-me os passos.” Na presença de tempestades e aflições, de ventanias e fracassos, trabalhemos servindo sempre, porque em todo tempo ou em qualquer situação a atitude certa é a perseverança. Os homens esperam por Jesus e Jesus espera igualmente pelos homens para a implantação do seu reino aqui na Terra. Somos todos, portanto, instados a perseverar até o fim, fiéis a Jesus e a Kardec, com vistas a participarmos do grande festim que marcará a era regenerada pela edificação do Reino de Deus dentro de nós.

Compartilhe:

Postado por:

Samira José Turconi

Samira José Turconi

Samira José Turconi é bioquímica, sócia-fundadora da Associação Médico-Espírita da Serra Gaúcha, do Centro Espírita Allan Kardec e expositora da Doutrina Espírita.

Saiba mais

Tags

Colunistas

Conheça mais sobre quem são nossos colunistas semanais.

Acesse

Assine Já

Fique por dentro do que acontece em Garibaldi e região.

Entre em contato