Notícias
Investimento em Logística: o futuro passa por isso
Muito se sabe da importância do setor logístico para o desenvolvimento regional, estadual e Nacional. Ainda mais, quando o País é de tamanho continental igual ao Brasil.
Os investimentos em logística podem ser divididos em rodoviário, hidroviário, ferroviário, aeroportuário, dutoviário, entre outros. Têm-se notado alguns avanços, nos últimos anos, no Rio Grande do Sul, mas ainda há muito por fazer. Para o ano de 2023, o Governo do Estado anunciou um investimento da ordem de R$ 500 milhões para mais de 40 obras por todo o território Gaúcho. É um valor expressivo para a realidade Rio-grandense, que até anos anteriores não tinha capacidade nenhuma de investimento, vendo seus ativos logísticos em franca deterioração.
Essa nova realidade de investimentos traz, para a área econômica Gaúcha, um alento para as empresas produtoras de mercadorias, para os operadores do sistema logístico e para alguns ramos de serviços, uma vez que dinamiza os setores através de demanda, melhora a distribuição dos produtos produzidos e aumenta a competitividade.
O Rio Grande do Sul, por ser um estado de produção rural e industrial, necessita de investimentos e resolução de seus gargalos logísticos para tornar-se mais competitivo e atrativo para novos investimentos privados. Ainda há muito a se fazer no setor hidroviário e ferroviário, principalmente, mas a criação de departamentos públicos focados nesses setores logísticos promove um alento para o futuro desses setores.
Uma nova era surge em nosso estado, com concessões, investimentos e Políticas Públicas focadas nos resultados para que o Rio Grande do Sul volte a ser um protagonista econômico de grande relevância para o país, propiciando um futuro com mais oportunidades para a população Gaúcha e para quem faz negócios em nossa importante unidade da Federação Brasileira.