Notícias
INTOLERÂNCIA
Lamentavelmente estamos vivendo uma situação onde foi esquecida a tolerância, ao mesmo tempo em que, em certas situações, são elas intoleráveis.
A descoberta pela eficiente investigação da Polícia Civil, com os cumprimentos ao Delegado de Garibaldi, Dr. Clóvis, os suspeitos autores e mandante da agressão sofrida por Daniel Carniel vieram à tona.
Já não chega a censura outorgada pela toga, agora pelas vias de fato retornando o barbarismo da pré-história o que deve ser combatido veementemente, a ponto de ser intolerável.
Tolerância é um termo que vem do latim tolerare, que significa suportar ou aceitar. A tolerância é o ato de agir com condescendência e ter aceitação perante algo que não deseja ou que não se pode impedir.
Em termos conceituais, a tolerância é o ato ou efeito de tolerar. É atitude que consiste em permitir aos outros a liberdade de exprimirem suas opiniões; é aceitação, disposição ou tendência para perdoar erros ou falhas; enfim, é ser indulgente.
A tolerância é uma atitude fundamental para quem vive em sociedade. Uma pessoa tolerante normalmente aceita opiniões ou comportamentos diferentes daqueles estabelecidos pelo seu meio social. Ser tolerante implica na aceitação de que todo indivíduo tem a livre escolha das suas convicções, bem como enxergar que o outro tem o direito de desfrutar da mesma liberdade.
Atualmente, temos assistido a uma intensificação de intolerância social. As pessoas confundem dar opinião com impor uma opinião, anulando-se todos os pontos de vista diferentes.
Inquestionavelmente, todos somos diferentes e compreenda que estamos continuamente aprendendo. O líder indiano e pacifista Mahatma Gandhi disse: “A lei de ouro do comportamento é a tolerância mútua, já que nunca pensaremos todos da mesma maneira, já que nunca veremos senão uma parte da verdade e sob ângulos diversos”.