Notícias
Igual ou desigual
O princípio da igualdade pressupõe que as pessoas colocadas em situações diferentes sejam tratadas de forma desigual: Dar tratamento isonômico às partes significa tratar igualmente os iguais e desigualmente os desiguais, na exata medida de suas desigualdades.
Não somos todos iguais, mas temos um sonho particular em comum Chamado felicidade! E na busca por este sonho as vezes fazemos escolhas erradas. Umas pessoas dizem que não serão iguais aquelas e, na verdade se tornam desiguais e seres piores do que as ditas iguais
Muitas vezes acabamos por generalizar as pessoas e achar que todas são iguais, quando na verdade não são, e sim, somos nós que não sabemos enxergar a diferença entre o real e o ilusório. As pessoas costumam dizer: a vida e complicada!
“A regra da igualdade não consiste senão em quinhoar desigualmente aos desiguais na medida em que se desigualam. Nesta desigualdade social, proporcionada à desigualdade natural, é que se acha a verdadeira lei da igualdade. O mais são desvarios da inveja, do orgulho ou da loucura. Tratar com desigualdade a iguais, ou a desiguais com igualdade, seria desigualdade flagrante, e não igualdade real. Os apetites humanos conceberam inverter a norma universal da criação, pretendendo, não dar a cada um, na razão do que vale, mas atribuir o mesmo a todos, como se todos se equivalessem” (Rui Barbosa, Oração aos moços).
Mas vamos lá. Das leituras sóbrias da madrugada: “Apenas os loucos e os solitários é que se podem dar ao luxo de serem eles próprios. Os solitários não têm ninguém para agradar, e os loucos não se importam se agradam ou não”. (Desconhecido. Nota: A citação é atribuída a Charles Bukowski, mas não há fontes que confirmem essa autoria).