Notícias
Foque no para-brisa, esqueça o retrovisor
Você sabe por que o para-brisa do carro é grande e o retrovisor pequenino?
Tirando a parte técnica e de segurança do automóvel, é importante entendermos a literatura por detrás desse texto. E olhando pelo prisma filosófico, que é o nosso intuito, 0 para-brisa é grande e o espelho retrovisor é pequeno, pois temos que sempre olhar para o horizonte e deixar o passado no lugar dele, no “passado”.
Do passado não se tira mais nada, a não ser a experiência vivida. Do presente se faz o futuro, do horizonte se vislumbra dias melhores. Enquanto andamos em nosso automóvel, vamos pavimentando novos caminhos, indo em frente, em direção ao novo construindo uma nova vida, novos rumos, novas estradas.
E, enquanto o caminho novo vai se abrindo pela frente, ao olhar pelo retrovisor, percebemos como vai ficando pequeno tudo o que passou por nós, diminuindo, cada vez mais, o espectro de visão, reduzindo até sumir, até não ter mais como ver.
Esse caminho, como o vivemos no instante, não retornará mais. Não poderemos mais mudar o que ficou para trás. Não temos mais o poder de fazer diferente o que já se foi. Então para que sofrer? Para que viver lá? Para que insistir em martirizar-se por coisas que nem no espectro de visão se encontram mais?
Se livre do passado, se desejar ter uma vida próspera no futuro.
Se livre do passado, se quiser que novas coisas entrem em sua vida.
Se livre do passado, se quiser viver bem o presente e ter um futuro promissor.
Foque no para-brisa e não no retrovisor. A vida é agora, é pra já! O que passou, passou. Aprenda e exclua o que tiver que vir. Será conforme sua semeadura.
É impossível semear sempre da mesma forma e querer colher situações diferentes. A vida não é difícil, nós humanos que a complicamos.
Se o desejo é ser feliz, ou evoluir, o passado certamente não trará tais sentimentos.