Notícias
Federação Varejista do RS cria manual que auxilia movimento lojista a implantar a pasta de RIG
Documento quer estimular aproximação de CDLs filiadas com os poderes públicos municipais
As relações institucionais de uma entidade cumprem um importante papel para construir pontes a fim de auxiliar na conquista de uma agenda que desenvolva determinado segmento. O movimento lojista gaúcho, por exemplo, acaba de ganhar um manual, elaborado pela Federação Varejista do RS, para auxiliar na implantação do necessário departamento de RIG.
A área de Relações Institucionais e Governamentais (RIG) é considerada estratégica para ampliar a interlocução com o poder público e, ao mesmo tempo, a representatividade da organização, fazendo do diálogo um método de eficácia. Nas 48 páginas do documento, são encontrados o conceito de RIG, a importância e as diretrizes para implementação da pasta em cada entidade, bem como as suas atribuições.
Coordenado pela diretora de RIG da Federação Varejista do RS, Clarice Strassburger, o manual também aborda temas de relevância que cada entidade pode postular junto aos órgãos públicos, em defesa dos interesses de seus associados. O caderno de orientações foi criado para facilitar às entidades filiadas à Federação a criação de RIG na esfera municipal. “No manual, constam instruções de atuação junto à Prefeitura Municipal e à Câmara de Vereadores, o que vêm auxiliar as entidades na defesa de suas demandas”, aponta Clarice, responsável pela elaboração do texto.
Dessa forma, o documento apresenta a legislação no âmbito dos municípios para que os representantes de RIG das CDLs estejam a par de todas as competências pertinentes à administração pública municipal, bem como as demandas pertinentes aos setores do comércio, dos serviços e do empreendedorismo. Além de esclarecer dúvidas, o manual traz modelos de documentos oficiais para instalação de frentes parlamentares, ofícios, requerimentos, entre outros documentos.
Para Clarice, a partir da construção do relacionamento baseado no diálogo franco entre setores público e privado se criam as condições para avançar nas pautas que fomentam o progresso setorial do varejo e de toda sociedade. “É de extrema importância um bom relacionamento entre o setor público e privado para o desenvolvimento das entidades, seus associados e o crescimento econômico do município e da região, uma vez que a parceria entre esses dois setores é a base para a construção de uma economia forte e competitiva”, diz Clarice.
O presidente da Federação Varejista do RS, Ivonei Pioner, salienta que a proposta cumpre os propósitos da organização em fortalecer o movimento lojista a partir da soma de esforços conjuntos. “Ninguém cresce sozinho. O manual para implementar o RIG chega para aproximar e fortalecer relacionamentos, colocando o setor em sintonia com as esferas políticas decisórias e, mais do que isso, na construção conjunta de soluções”, destaca Pioner.
O Manual de Implementação de RIG está sendo enviado pelo correio, por e-mail e está disponível no site e na plataforma CDL Academy para todas as entidades associadas.