Notícias
Espiritualidade e saúde
Os estudos científicos nas diversas áreas das ciências médicas apontam, cada vez mais, para um aspecto central da espiritualidade na vida humana, mostrando seu envolvimento com as funções cognitivas e emocionais, acabando por promover o bem-estar biopsicossocial e espiritual. É por sua dimensão espiritual que o homem supera o plano puramente funcional de sua animalidade e se faz um ser capaz de dar sentido à sua existência; capaz de descobrir um sentido para a realidade que o cerca e para o tempo no qual ele está inserido. A dimensão espiritual é, pois, a dimensão do sentido. Mesmo como alguém de natureza espiritual, o homem não se exclui do mundo. Aceita o desafio de suas limitações básicas, mas busca superá-las, transpô-las, ultrapassá-las. A dimensão espiritual, fundamentada pelo sopro da vida demonstra seu sentimento de imortalidade, mas direciona-o sempre à plenitude. Com esse entendimento, no dia 17 de março próximo passado, o Conselho Federal de Medicina (CFM) criou a Comissão de Saúde e Espiritualidade para avaliar estudos que buscam entender como a religiosidade, a fé e a espiritualidade podem interferir na evolução clínica positiva de pacientes e até na prevenção do adoecimento. A comissão é composta por pesquisadores e estudiosos com publicações sobre o tema, que vem sendo bastante discutido em congressos médicos de várias especialidades. A Sociedade Brasileira de Cardiologia, é a primeira especialidade médica, no Brasil que possui o Departamento de Espiritualidade e Medicina Cardiovascular, que possui em uma de suas finalidades estimular estudos, educação continuada, pesquisas científicas e tecnológicas nas áreas de Espiritualidade e Medicina Cardiovascular, uma vez que a doença cardiovascular é a que mais mata no mundo.
Hoje, os grandes avanços no campo das ciências bioquímicas e médicas, trouxeram muitas evidências da conexão mente-corpo. Diversas pesquisas já comprovaram que as respostas emocionais que temos diante das adversidades da vida são feitas com os mesmos transmissores químicos que nosso cérebro, sistema nervoso periférico, os sistemas endócrino e imunológico utilizam para comunicarem entre si. Dessa forma, nosso estado mental, os pensamentos e as emoções têm a capacidade de afetar de forma positiva ou negativa a saúde de nosso corpo. A alegria de viver é um elemento essencial para a saúde das pessoas. Cuidar apenas do corpo ou apenas da mente pode desencadear uma série de problemas físicos e mentais, isso porque, o que se pratica é o desequilíbrio, o seu organismo não está sendo estimulado como um todo (corpo, mente e emoções). E essa harmonia é uma consequência do pensamento equilibrado que deve estar fundamentado nas Leis de Deus. Por extensão, podemos dizer que, se nossos pensamentos estiverem conectados com a divindade, estamos em estado de saúde; por isso é tão importante desenvolver a espiritualidade para atingir a saúde, ou conseguir reconquistá-la, em caso de doença.
E esse desenvolvimento pode ser iniciado pelo exercício do autoconhecimento, conhecendo seus pontos fortes e outros que precisam ser melhorados, entenda suas crenças e os pensamentos e emoções que precisam ser trabalhados em prol da saúde, uma dica é: medite; tire um tempo para se reconectar com seu eu interior e descobrir algumas coisas ao seu respeito. Após entender o que precisa ser modificado, é hora de começar. Compreenda que não há mágica e sim persistência e dedicação. Um verdadeiro treino mental. Nutra seu cérebro com positividade, amor, perdão, gratidão, e resiliência, através de atividades estimulantes e prazerosas. Construa uma boa rede de relacionamentos, participe de entidades religiosas e trabalhe pelo Bem coletivo. Assim, você poderá fortalecer a sua espiritualidade e desenvolverá uma boa saúde física e mental!