Notícias
Encontro do Trade Turístico debate ações de fomento ao setor em Garibaldi
Reunião ocorreu nesta terça-feira (19), reunindo representantes ligados ao segmento
Nesta terça-feira (19), ocorreu o encontro do Trade Turístico de Garibaldi, nas dependências do Mosteiro Hotel de Charme, contando com a participação de representantes do poder público municipal, das rotas turísticas, entidades e empreendimentos locais. Na oportunidade, a Secretaria de Turismo e Cultura apresentou as ações desenvolvidas no âmbito do turismo no ano passado, bem como os projetos que estão planejados para 2024.
Dentre as iniciativas apresentadas, o destaque foram os eventos de rua promovidos no decorrer de 2023, como Veraneio da Vindima, Carnaval Retrô, Garibaldi Vintage, festivais do Grostoli, do Moscatel, do Espumante e da Primavera, Feira do Livro, Festa Junina Municipal, dentre outras atrações. O calendário com as datas deste ano também foi exposto aos participantes.
Além disso, foi abordado o desenvolvimento do projeto-piloto "Turismo nas escolas", que tem por objetivo despertar nos estudantes o interesse em conhecer a cidade onde vivem e, simultaneamente, a valorização pela história, cultura e patrimônio local.
Promovido em parceria com a Secretaria de Educação, as primeiras instituições de ensino atendidas em 2023 pelo projeto foram as Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEF’s) Madre Justina Inês e Valentin Tramontina, em virtude de contemplarem o contraturno escolar.
A novidade deste ano é que, além das visitas nos estabelecimentos para alunos da rede municipal que serão organizadas, as EMEF's Valentim Madre Justina Inês e Valentin Tramontina também estão recebendo a oficina sobre turismo "Cultura local" no turno inverso das aulas.
O encontro contou com a presença do prefeito e da secretária de Turismo e Cultura, Ana Pauline Mombach.
Crescimento no número de turistas
Outro ponto abordado foi o desenvolvimento de ações que tem consolidado Garibaldi como um destino turístico, atraindo milhares de visitantes anualmente. Em levantamento realizado pelo Sebrae RS, em parceria com a Secretaria Estadual de Turismo, o município registrou um aumento de 22,69% no número de turistas nos últimos quatro anos. Assim, a Capital Nacional do Espumante passou de 538.599 turistas em 2019 para 660.794 em 2022.
Pela pesquisa, o tempo de permanência dos turistas na cidade também obteve avanço, passando de um a três dias em 2019, para quatro a sete dias em 2022.