Notícias
Despertar
Escrevo esta coluna terça-feira dia 21, 16:00 horas aproveitando o raro sol para despertar a esperança e acreditar que as intempéries previstas para quinta-feira dia 23 sejam brandas, porque, lutar sem força, acreditar sem esperança e ter fé diante do caos, são natos dos vencedores.
Evidentemente e agora ainda mais, temos que acreditar e nos recomeços. Eles são a razão da esperança somadas as necessárias forças. Recomeços depois do fim são a maior prova que a vida sempre segue.
Para isso temos que acreditar que a união faz a força, a força traz a vontade, a vontade traz a esperança, a esperança traz a paz, a paz traz a sabedoria, a sabedoria traz o amor, e o amor liberta a consciência.
Estamos apreendendo estes sentimentos através do exemplo dos incansáveis voluntários civis e dos anônimos de toda a nação angariando mantimentos de todas as ordens.
Mas, sem querer, neste momento, buscar ou acusar responsáveis, resta a certeza de que a gestão pública tem que ser renovada no seu conceito, abrangendo todos os poderes sem exceção com suas responsabilizações.
Registro uma preocupação atinente a nossa cidade. A Galeria que engaiolou o Arroio Marrecão, ao invés de canalizarem o esgoto e deixar o rio livre, foi edificada há, aproximadamente, 54 anos, foi por volta dos anos 70. Pergunta-se: alguém foi fazer uma avaliação de suas condições sabendo-se de muitas construções edificadas sob elas?
A Capital dos Gaúchos é o exemplo dos descasos com as ditas bombas de recalques, os diques, comportas e tudo o mais necessário para impedir o alagamento da cidade. Tudo colapsou. Chegou-se ao ponto de ter que arrombar as comporta para a água do alagamento da cidade escoasse para o Rio, quando deveria ser ao contrário.
Pois bem, das leituras da madrugada, não lembro onde li e sua autoria, porém: “Ser feliz é encontrar força no perdão, esperanças nas batalhas, segurança no palco do medo, amor nos desencontros. É agradecer a Deus a cada minuto pelo milagre da vida”.
Somente quando de tudo despertarmos é que a esperança começa a ser a verdadeira força. O amor é a maior força que a esperança tem para continuar a viver.