Notícias
Comitiva de Garibaldi chega à Itália recebida pelo Prefeito de Conegliano.
Comitiva tem intensa programação de vistas na região do Vêneto
*Por Daniel Carniel/enviado especial Adesso TV
Na manhã desta quarta-feira, (15), o prefeito Sérgio Chesini e a delegação de Garibaldi que participa da Missão Itália 2023, foram recebidos pelo prefeito de Conegliano Fabio Chies.
No encontro, cheio de emoção, os dois prefeitos não contiveram as lágrimas após relembraram os imigrantes italianos que deixaram a região do Vêneto rumo ao Brasil. Chies ressaltou a importância da aproximação entre Garibaldi e Conegliano e de as duas cidades trabalharem em conjunto em um intercâmbio.
O Prefeito Sérgio Chesini, ao se pronunciar, garantiu que pretende criar um projeto para fomentar o intercâmbio cultural e tecnológico entre Garibaldi e Conegliano. Ainda nesta quarta-feira (15), a delegação participa de uma extensa agenda, inclusive com o presidente da Associação Colina di Conegliano/Valdobbiadene, região onde é produzido o famoso Prosecco, patrimônio da Humanidade – Unesco.
Agenda intensa a cumprir
Além de Conegliano – ponto inicial da extensa agenda de compromissos marcados pela Comitiva de Garibaldi, também já está marcado uma visita ao Instituto Estadual de Ensino Médio-Superior GB Cerletti, também conhecido como Escola de Enologia ou Escola do Vinho. Trata-se de uma instituição com mais de 150 anos de fundação sendo considerada a mais antiga escola de enologia do mundo. Conforme o Prefeito Sérgio Chesini já tem declarado, o interesse deste contato é promover a integração entre Garibaldi e a Itália através de convênios de intercâmbios que possam proporcionar avanços nos conhecimentos do setor enológico para o nosso município.
Interesses comuns
Nos dez dias que estarão na Itália, além de Conegliano, também serão conhecidas as comunidades de Follina, Nove, Bassano del Grappa e Veneza, todas na região do Vêneto, num roteiro que também busca aproximar os interesses de Garibaldi e das comunidades lá visitadas.
Além dos laços sociais, culturais e cooperativos, haverá uma imersão nas técnicas adotadas nas áreas industrial, turística, do agronegócio e da agroindústria., especialista na produção do vinho prosecco.
Conforme declaração do Prefeito Sérgio Chesini, no retorno desta viagem será feito um estudo para criar a “bolsa-estudo" de enologia” e premiar os enólogos participantes com um período de estudos na Itália. O objetivo deste incentivo público será para o aprimoramento do conhecimento técnico por meio de cursos específicos, principalmente de espumantes, afirmou Chesini.
Na área dos agronegócios a Prefeitura de Garibaldi pretende incentivar em maior escala o intercâmbio de estudantes para que, na Itália, adquiram conhecimento nas áreas agrícola, apícolas, no enoturismo, na agricultura familiar e, sobretudo, no turismo rural. “É uma região que tem expertise no turismo rural, no enoturismo baseado na agricultura familiar. Nosso interior é riquíssimo e tem muito potencial. Então, vamos buscar parceria nessa área e, na volta, criar uma lei de incentivo ao turismo rural em Garibaldi”, justifica o Prefeito