Notícias
Com frota de veículos próxima ao número de habitantes, Garibaldi estuda reestruturar o trânsito
Administração Municipal contratou serviços técnicos de trafegabilidade para avaliar futuras mudanças
Recentemente, o Município iniciou um estudo técnico detalhado de mobilidade urbana junto a Fundação Universidade Empresa de Tecnologia e Ciências (FUNDATEC). Ainda em fase inicial, instituto realizou um levantamento de dados preliminares do trânsito de Garibaldi. Atualmente, a cidade conta com uma frota de 32 mil veículos, número próximo ao total de 34 mil habitantes.
Reunião técnica
Para a primeira etapa do estudo, a FUNDATEC realizou algumas visitas in loco na cidade, avaliando os pontos críticos do tráfego garibaldense, levando em conta, principalmente, os horários de pico. A fundação também coletou os resultados de uma pesquisa sobre o transporte coletivo, visando entender como a comunidade utiliza o serviço.
Os dados desse levantamento inicial foram divulgados na última semana, em reunião técnica com representantes do comércio, de empresas e demais autoridades. Renato Rhoden, consultor da FUNDATEC, expôs o plano de trabalho da fundação e os resultados preliminares obtidos neste primeiro momento.
“Garibaldi é uma cidade que vivenciou um crescimento considerável da população e, principalmente, de sua frota. Isso é um ótimo sinal, de que o município está saudável economicamente, mas, ao mesmo tempo, representa um problema para o trânsito nas ruas, que seguem inalteradas há muito tempo. Nos próximos meses de trabalho enfrentaremos situações difíceis, mas que precisam ser encaradas agora”, destacou Rhoden durante o encontro.