Notícias
Brasil, país de paz e liberdade
Nosso país desfruta de uma posição geográfica privilegiada pelo seu clima e proteção natural, configurando-se num espaço físico de experiências valiosas, no qual prevalece um amparo geográfico e estratégico, uma vez que o Brasil, por força de uma série de acordos e tratados internacionais, é uma área livre de armas nucleares e de conflitos belicosos, sendo, portanto, um ponto estratégico na superfície da Terra. Então, torna-se compreensível o porquê da localização da Pátria do Evangelho em um país livre, estável, pacífico e estrategicamente preservado.
Além dos aspectos materiais, históricos e objetivos da missão coletiva do Brasil, é da maior importância o exemplo moral e a consolidação do país como um polo internacional irradiador das ideias libertadoras trazidas pela Doutrina Espírita, legando ao mundo, imerso nas ilusões materialistas, uma expressão consoladora da crença e da fé raciocinada emanada de uma filosofia científica de consequências morais. Assim, devido à tolerância religiosa e à pluralidade cultural que compõe a paisagem social do Brasil, somada à ação de dedicados Espíritos, encarnados e desencarnados, que se dedicam ao trabalho de edificação da Nova Era, o Brasil possui todos os elementos para tornar-se um verdadeiro celeiro de claridades espirituais do mundo inteiro.
Mesmo diante das dolorosas provações dos tempos modernos, quando quase todos os valores morais se encontram invertidos, os Espíritos heroicos e humildes sabem, na sua esperança e na sua crença que, se Deus permite a prática de tantos absurdos, por parte dos poderosos da Terra, que se perdem no abuso da autoridade e da ambição, há também a compreensão geral das leis divinas regendo o progresso da humanidade. Nessa tarefa abençoada de espiritualização do homem, o Brasil caminha na vanguarda construindo uma nação heterogênea, fortalecida na paz e na liberdade, aguardando o momento para estabelecer a sua verdadeira missão.
Importante que tomemos consciência de que o Brasil melhor somente se constituirá a partir das consciências individuais esclarecidas e operantes. Não podemos almejar que a corrupção desapareça do meio público, se em nosso lar, no relacionamento interpessoal agimos como corruptos. Temos respeitado as leis ou ainda somos dos discípulos do jeitinho brasileiro? O Brasil é o retrato dos que o compõem. Feliz ou infeliz, nobre ou vil, é a soma dos indivíduos que nele se nutrem.
Busquemos elevar nossos pensamentos durante todos estes dias desafiadores, para que as forças do bem, os emissários de Ismael, espírito protetor do Brasil, e verdadeiros representantes de Jesus na Espiritualidade, possam nos instrumentalizar como implantadores do Reino de Deus na Terra. Façamos orações fortalecendo as súplicas ao Grande Criador do Universo para que haja paz no planeta, iniciando esta paz pelo Brasil! Mostremos ao mundo que este país abençoado pelo Alto, sabe acolher todos os povos, numa festa pacífica e fraterna. Oremos pela paz e tranquilidade, para que tudo possa dar certo, sem brigas ou desavenças, terrorismo ou tragédias, para que se possa cumprir a tarefa espiritual do nosso país prevista por Jesus: “Brasil: coração do mundo e pátria do evangelho”! Na esteira desse pensamento, compete-nos, como Espíritas brasileiros e obreiros da última hora, refletir sobre o papel que o Brasil deve desempenhar no mundo em transição que caminha rumo a um mundo de regeneração, bem como tornar-nos colaboradores abnegados na construção dessa mudança.
Consideremos o valor espiritual do nosso grande destino. Engrandeçamos a Pátria no cumprimento do dever pela ordem e traduzamos a nossa dedicação mediante o trabalho honesto mantendo a paz e a liberdade!