Notícias

28/03/2025
Voltar

Bois de canga

    Em algum momento de sua vida certamente já deve ter ouvido a frase: “Sofreu mais que boi de canga!”

    Dizem que os tempos difíceis ensinam, e não discordo. Além disso, acredito que o trabalho árduo, as dificuldades, as lutas, são verdadeiras fontes inesgotáveis de aprendizado. Não me recordo bem com que idade comecei a trabalhar ajudando meus pais na lavoura, mas lembro que com 10 anos eu já acompanhava meu pai na tarefa de arar a terra para o plantio. Para arar a terra meu pai tinha uma junta de bois, que também puxavam a carroça, arrastavam madeiras, enfim eram utilizados para diversas atividades.

    Durante o período, enquanto trabalhei com meu pai, sempre tivemos junta de bois mansos. Ter uma junta de bois mansos e bem cuidados, naquela época, era extremamente necessário para garantir nosso sustento, pois do contrário não teríamos como plantar, consequentemente colher ou transportar a colheita.

    Amansar os bois era uma tarefa que exigia conhecimento e paciência. Quem vê uma junta de bois obedecendo aos comandos do homem, não imagina o quanto demora, e o quando é demorado e árduo o processo que os leva a ficarem obedientes, salvo alguém que trabalha ou já trabalhou com isso.

    Tirar cócegas do pescoço, amansar de corda, colocar a canga, firmar o pescoço puxando alguma coisa, e a cada dia vai se aperfeiçoando. Nunca pode faltar serviço, pois se parar e encangar por um período eles voltam a serem arredios e todo o trabalho foi em vão. Se já tiver um boi manso, facilita muito a tarefa de amansar o outro, pois o boi manso acaba forçando o outro a aprender. Em um ano aproximadamente, o boi está pronto para trabalhar, mas não em todas as tarefas.

    No início você pode fazer alguns trabalhos como puxar madeiras ou pedras, depois começa a puxar o arado, com o passar do tempo, a evolução da obediência já permite colocar para puxar a carroça, e quando os bois estão mansos é possível passar o arado em meio a plantação sem que eles pisem nas plantas.

    O processo de aprendizagem do ser humano não é diferente, o que muda é o tempo e a complexidade das tarefas. Nós precisamos de mais tempo porque queremos dominar o mundo, aprendemos tudo o que quisermos, mas somos melhores naquilo que praticamos. E assim como os bois, trabalhando ao lado de alguém que tenha experiência, e esteja disposto a nos ajudar, reduzimos o tempo e chegamos ao objetivo com bem menos esforço.

    A vida nos amansa diariamente, e a cada dia vai nos desafiando para tarefas mais minuciosas e exigentes. Trilhamos um caminho de aprendizado, perdendo medos, e aprimorando nossa sabedoria. Talvez um dia possamos andar em meio ao sucesso, sem pisar nos sonhos dos outros.


Compartilhe:

Postado por:

Jácson Lusa

Jácson Lusa

Tradicionalista, poeta, pesquisador, comunicador de rádio e cursando bacharelado em adm. de empresas.

Saiba mais

Tags

Colunistas

Conheça mais sobre quem são nossos colunistas semanais.

Acesse

Assine Já

Fique por dentro do que acontece em Garibaldi e região.

Entre em contato