Notícias

21/06/2024
Voltar

Assunto sério

    O aborto é um tema polêmico e controverso que envolve aspectos jurídicos, éticos, religiosos, sociais e de saúde pública, pois, é a interrupção da gravidez antes que o feto seja capaz de sobreviver fora do útero materno. No Brasil, o aborto é considerado um crime, exceto em casos de estupro, anencefalia fetal ou risco de morte para a gestante. No entanto, há um debate sobre a possibilidade de descriminalizar o aborto até a 12ª semana de gestação, que está sendo analisado pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

     De outro lado o Projeto de Lei 1904/24 prevê que o aborto realizado acima de 22 semanas de gestação, em qualquer situação, passará a ser considerado homicídio, inclusive no caso de gravidez resultante de estupro. A pena será de seis a 20 anos para mulher que fizer o procedimento.

    Inaceitável, também, porque que se o projeto de lei for aprovado, a pena para as mulheres vítimas de estupro será maior do que a dos estupradores, já que a punição para o crime de estupro é de 10 anos de prisão, e as mulheres que abortarem, conforme o projeto, podem ser condenadas a até 20 anos de prisão.

    De qualquer sorte, com o que concordo, o principal argumento contra a descriminalização do aborto é o de que o embrião é um ser humano desde o momento da concepção e que possui o direito inviolável à vida. Esse argumento se baseia em evidências científicas que demonstram que o embrião possui um código genético único e distinto dos pais, que determina as suas características físicas e biológicas.

    A descriminalização do aborto é uma ameaça à proteção da família, que é a base da sociedade e que tem o dever de acolher e educar os filhos, que deve ser rejeitada por contrariar os valores morais e religiosos de grande parte da população brasileira, que é majoritariamente cristã.

    Nem de um lado nem de outro. Condenar as penas do homicídio a mulher que praticar aborto após a 22ª semana de gestação, embora ser esta originária por estupro é inconcebível. O assunto, é sério.


Compartilhe:

Postado por:

Flavio Green Koff

Flavio Green Koff

Flávio Green Koff é Advogado, Pós-Graduação Lato Sensu em Gerente de Cidade – “City Manager”, pela Fundação Armando Álvares Penteado, concluída em novembro de 2002.

Saiba mais

Tags

Colunistas

Conheça mais sobre quem são nossos colunistas semanais.

Acesse

Assine Já

Fique por dentro do que acontece em Garibaldi e região.

Entre em contato