Notícias

17/03/2023
Voltar

As faces do que não é

 Quantas faces possui uma mentira? A verdade possui apenas uma, a face da verdade. Sem essa de versões da verdade. Mas a mentira, essa sim possui muitas faces. Uma mentira pode ser maquiada, dissimulada, orquestrada, manipulada, entre tantas outras formas de disseminá-la para que vire uma verdade. Pessoas mentem sempre com a intenção de obter alguma vantagem. A mentira é filha do mal, é a energia negativa travestida em palavras. A mentira ilude, convence e escraviza pessoas mais desavisadas, que por medo, preguiça , ódio ou ignorância não procuram saber a veracidade da informação. E quem as propaga? Bom, quem as propaga está ali demonstrando o seu caráter momentâneo. Digo momentâneo, pois sou uma pessoa otimista, creio na melhora e na evolução das pessoas. Creio no arrependimento e na possível mudança que pode advir após experiências na vida que o Ser testemunha.

 Mentirosos sabem conscientemente que mentem. Mentirosos geralmente se disfarçam sob a máscara de defensores da moral, do bem, da vida. Utilizam os subterfúgios da mentira para ter seus objetivos atendidos e, certamente, não se importam com o mal que suas mentiras podem fazer com os outros. Afinal, para eles “os fins justificam os meios”. Pessoas assim não vivem bem. Estão sempre em guerra, tramando algo, se defendendo do que está por vir. Caro Leitor, você conhece alguém que antecipadamente se defende de algo que ainda está por vir? Ou veio a conhecer em algum momento de sua vida? A pessoa se justifica pelo ato que ainda nem reverberou. Os mentirosos sempre culpam os outros por suas mazelas, passam a vida culpando as outras pessoas por suas incapacidades, incompetências e amarguras. Observe ao seu redor e perceba se não é assim mesmo. Cito a Política como grande modelo disso. Temos exemplos ao nosso redor de incompetentes que não conseguem admitir seus erros, culpando sempre terceiros por suas inabilidades. Uma inabilidade pode virar uma habilidade, basta ser humilde para querer aprender.

 A mentira é ruim, é nefasta, é triste, mas é muito utilizada desde que o mundo é mundo. Podemos escapar dela? Óbvio, basta não repassar, compartilhar, dar andamento quando presenciamos uma. Conferir a fonte, a veracidade da informação é básico. Se você não é do mau, então não seja burro em ficar replicando mentiras. Isso vale para as mentiras ao vivo, do mundo físico e também para as mentiras do mundo virtual, nas redes sociais. Precisamos mudar a sociedade e para isso temos que melhorar muito como cidadãos, sem exceção.


Compartilhe:

Postado por:

Diego Cettolin

Diego Cettolin

Diego Cettolin é Administrador de empresas, Pós-Graduado em marketing e acadêmico em Direito.

Saiba mais

Tags

Colunistas

Conheça mais sobre quem são nossos colunistas semanais.

Acesse

Assine Já

Fique por dentro do que acontece em Garibaldi e região.

Entre em contato