Notícias

04/10/2024
Voltar

Airton Cattani lança três livros na próxima quinta-feira (10)

Leveza, minimalismo, experimentação e mistério estão presentes em seus três novos lançamentos.

    “12 Visões do Paraíso”, “Quantas alegrias ou tristezas podem estar por trás de duas simples palavras” e “Um ano da vida de uma Mulher Que Eu Não Sei o Nome” são os três novos livros do arquiteto e professor Airton Cattani que serão lançados pelas editoras Marcavisual e Sulina no dia 10 de outubro de 2024, 19h, no Centro Cultural da UFRGS, em Porto Alegre. Os dois primeiros livros apresentam textos em português e inglês e são numerados e assinados. Produzidos artesanalmente e industrialmente com papeis e acabamentos especiais, como detalhes em folha de ouro e recortes personalizados, os dois livros têm tiragens limitadas: 45 exemplares para “12 Visões...” e 150 para “Quantas alegrias...”. Já “Um ano da vida...” tem textos em português e tiragem de 300 exemplares.

    Além de uma conversa com o autor e autores do prefácio e posfácios, o lançamento terá a participação especial do pianista e professor da UFRGS Francisco Marshall, que executará, em instrumento original, a obra 4’33” (1952) do compositor americano John Cage (1912-1992).

Quando o nada é alguma coisa

    Em “12 visões do paraíso” o autor faz uma alusão ao Éden, proporcionando espaço e leveza como contraponto a um mundo carregado de imagens e excessos informativos. Para Cattani, as páginas de um livro também podem ser um campo de experimentação estética, tanto para o autor quanto para o leitor. No posfácio, Paulo Silveira, professor da graduação e pós- graduação em Artes Visuais da UFRGS, aborda o vazio cromático do branco utilizado de forma particular nesta publicação, que transita entre o dizível do texto e o indizível da forma.

Dualidade gráfica/textual

    No projeto gráfico de “Quantas alegrias...”, é explorada a dualidade que duas simples palavras podem carregar, em um percurso gráfico/textual de descoberta que pede ao leitor alguma lentidão para fruir a obra adequadamente e descobrir quais são as mesmas palavras que podem ser associadas tanto a alegrias quanto tristezas. No posfácio, o psicanalista, professor e escritor Edson Luiz André de Sousa, escreve sobre o caráter fugaz do tempo e maneiras de ser representado, como nos desenhos em várias páginas, intencionalmente visíveis ou esmaecidos, dialogando com presença e ausência e nos diversos modos de se fazer um registro.

    Essas duas obras fomentam uma discussão sobre o vazio e o nada e dão continuidade a uma reflexão filosófica da arte, em que o nada pode significar muito

Dizer muito a partir de pouco

    Quantas histórias uma simples agenda pode contar? A partir de uma agenda de bolso encontrada em uma caçamba de entulho, Cattani cria um portal de acesso ao passado, revelando detalhes íntimos do cotidiano de uma mulher que ele não sabe quem é, nem mesmo seu nome. Através da lente da micro-história “Um ano da vida...” nos mostra que por trás de anotações aparentemente triviais em uma singela agenda podem estar ocultos detalhes de uma história de vida cheia de emoções. No prefácio, o professor e historiador Francisco Marshall afirma que este tocante e inteligente livro explora com fluência e naturalidade a complexidade da existência humana e cria uma janela para a alma de uma mulher desconhecida, titular de uma reserva de memórias, ao mesmo tempo pessoais e sociais, representativas de aspectos da sociedade de Porto Alegre em 1996.

Currículo do autor

    Airton Cattani é natural de Garibaldi. É arquiteto e professor titular do Curso de Design da UFRGS. Entre outros, é autor de obras premiadas como Poema das quatro palavras (2015. Prêmio Açorianos de projeto gráfico) e 40 microcontos experimentais (2011. Prêmios Jabuti e Açorianos de projeto gráfico). Em 2022, em parceria com a arquiteta Ana Cattani, lançou o livro e a exposição fotográfica TEMPO, apresentada em Porto Alegre, Bento Gonçalves, Caxias do Sul e Maringá/PR.

Serviço

  • O quê: Airton Cattani lança três livros
  • Data: 10 de outubro de 2024, 19 horas
  • Local: Centro Cultural da UFRGS – Espaço Figueira - Rua Eng. Luís Englert, 333, Campus Central, Porto Alegre/RS
  • Valor: R$ 60,00 por livro ou os três por R$ 150,00
  • Reservas de exemplares: marcavisualeditora@gmail.com ou com o autor (51) 99352 3736

Compartilhe:

Postado por:

Redação

Redação

Nossa redação busca estar sempre à frente de seu tempo. Atualizada e superando desafios! Uma equipe formada por profissionais comprometidos com a melhor comunicação.

Tags

Colunistas

Conheça mais sobre quem são nossos colunistas semanais.

Acesse

Assine Já

Fique por dentro do que acontece em Garibaldi e região.

Entre em contato