Notícias
Água gelada
Acordar de madrugada é hábito que aprendi ainda pequeno, por necessidade. Mas não era simplesmente acordar, mas sim, acordar, saltar da cama, e lavar “a cara” com água fria…
Não importava se era verão ou inverno, o ritual era o mesmo, acordar, saltar da cama e lavar o rosto com água fria. Fazendo isso, segundo meu pai, eu iria crescer esperto e não um "molengão", como ele chamava algum guri que tinha preguiça, ou era mais devagar para fazer as coisas.
Meu pai frequentou a escola até o quarto ano, aprendeu basicamente a ler e escrever. Na época isso era o suficiente para que a pessoa não fosse analfabeta. Mesmo com a baixa escolaridade, conseguiu desenvolver essa “teoria”, escrevo isso, com um certo tom hilário, mas confesso que acredito na teoria dele.
Quando a pessoa acorda e fica mais "uns minutinhos" na cama, levanta ainda sonolenta, vai para a cozinha preparar o lanche, depois vai fazer outra coisa, e, enfim, o ritmo é tão lento que poderia ter acordado meia hora mais tarde, lavado a "cara" e feito tudo.
Eu acordo, salto da cama, lavo o rosto... . Estou acordado! Aí sim vou tomar banho, aí sim vou fazer meu café, mas tudo com vontade, com vida, com ânimo…
Creio que a teoria do meu pai vai além, e podemos aplicar em mais coisas na vida. Quando queremos algo, precisamos lavar a cara com água gelada e ir em busca, com vontade, acordado pra vida, com os olhos abertos. Quem vai com meia vontade, demora o dobro do tempo, quem faz as coisas dormindo faz mal feito, quem fica uns minutinhos a mais demora horas a mais para entrar no ritmo.
Tem um sonho? Salte da zona de conforto, lave a cara com água gelada e vai…