Notícias
A responsabilidade dos Administradores Públicos
Quando elegemos um Prefeito, Presidente, ou Governador, estamos votando em alguém para nos representar, atender nossas demandas e zelar pelo bem público. Depositamos nesta pessoa a confiança de ser o líder. Ninguém obriga o candidato e pleitear o cargo, ele o faz por vontade própria. Quando eleito, o administrador tem a responsabilidade e a prerrogativa de fazer seu papel bem feito, incluindo os bônus e os ônus do cargo.
Os administradores públicos, por força de lei e do voto, são empossados em seus cargos, para ali desempenharem a gerência da máquina pública. Portanto, está na hora de alguns assumirem suas responsabilidades e pararem com essa historinha de culpar A, B ou C por coisas que são de sua alçada. Essa mania do Brasileiro de não admitir ou não assumir suas responsabilidades, sempre jogando para cima de outros, é bem o retrato do nosso sistema político falido. Justificar um erro colocando nas “costas” de outros é o maior sinal de fraqueza administrativa.
Trazendo para os Municípios, a função do cargo de Prefeito é zelar pelas pessoas e pelo bem público, é ser o gerente para que a Cidade funcione bem, equilibrada e com relacionamentos saudáveis. A responsabilidade de fiscalizar tudo o que ocorre no Município é da Prefeitura. Tudo o que ocorre, nas esferas administrativas públicas Municipais, é de responsabilidade da Prefeitura, e o Prefeito é o “regente” dessa orquestra toda.
Estamos num momento de mudanças climáticas, com chuvas fortes e clima atípico. É necessário que a Defesa Civil esteja sempre bem planejada, com antecedência, afinal os prognósticos climáticos são informados com antecedência. No caso da inundação, novamente, da Rua João Missiággia com a Vicente Faraon, nota-se nitidamente que não houve planejamento prévio por parte dos responsáveis. A começar pela obra no local que se demonstrou ineficaz, e o planejamento do ente público garibaldense que não organizou junto a Corsan uma tática de enfrentamento das fortes chuvas que viriam. Nota-se que foi o terceiro alagamento em menos de um ano, para uma obra que foi anunciada como a solução para não ter mais alagamentos. Culpar a Corsan nesse episódio é fugir da responsabilidade do Administrador Público que é fiscalizar, zelar e planejar ações para casos assim.
Os Gestores Públicos, sejam Prefeitos, Governadores ou o Presidente, estão nos cargos por vontade própria. Foram eleitos pelo povo, e devem assumir suas responsabilidades. Jogar para A ou B a responsabilidade que é dos cargos em questão demonstra uma fragilidade administrativa, ou uma tentativa de mascarar para a população uma verdade que é vista, só não assumida. O cargo de Prefeito, Governador e Presidente é muito sério e de uma imensa responsabilidade, pois atinge a vida de todos, não pode ser tratado de qualquer forma, requer assim capacidade de entendimento, competência na resolução de problemas e, principalmente, assumir as responsabilidades que são do cargo, sem terceirizações de culpa.