Notícias
A Reflexão como autoconhecimento e crescimento pessoal
A reflexão é intrínseca ao ser humano. O raciocínio, o processo mental de pensamento é uma das características que nos define e distingue. Mas porque refletimos? Com que objetivo?
Refletir ajuda ao autoconhecimento e ao conhecimento do mundo exterior. E a partir desse conhecimento, é possível agir para crescer e evoluir como pessoa. Estamos neste mundo para experienciar com todos os sentidos, descobrir, conhecer, criar e evoluir. Refletir é desafiarmo-nos constantemente. É questionarmos a realidade de quem e como somos e pensamos, é comprovarmos a realidade empírica dos acontecimentos versus a realidade distorcida do filtro de cada um. Mesmo que seja inata, a reflexão deve ser praticada diariamente de uma maneira consciente, construtiva e com um propósito de melhoria.
A mente pode ser nossa amiga, mas ao mesmo tempo também nossa inimiga. Tudo depende de como a alimentamos. Como podemos usar a reflexão em benefício do crescimento pessoal? A resposta é simples: devemos começar pelo autoconhecimento. E como podemos conhecer-nos? O que se costuma fazer quando queremos conhecer alguém? Sair com essa pessoa, fazer planos, conversar, descobrir os seus interesses…É isso mesmo que devemos fazer conosco próprios. Não devemos fugir de nós mesmos ou tentar entretermos para evitar encarar o medo de estar conosco.
Autoconhecer-se não é tarefa fácil. Implica uma imersão profunda no nosso interior, sabendo que podemos reviver momentos dolorosos, encontrar partes de nós que não gostamos ou não queremos reconhecer e que, portanto, não aceitamos. Nessa exploração existe resistência e negação, mas a única saída é a compreensão, autocompaixão e aceitação.
Durante o processo de autoconhecimento e crescimento pessoal, a reflexão ajuda a desafiar o nosso sistema de crenças e de autodefinição, e explorar o mundo emocional para identificar aqueles aspetos que nos criam conflitos interiores, contradições, mal-estar e confusão, ao mesmo tempo que nos ensina a ampliar a nossa zona de conforto para melhorar e desenvolvermo-nos.
Refletir é encontrar em nós respostas sobre nós através do autoconhecimento, e contrastá-las objetivamente com as respostas que vêm do exterior, porque a nossa autodefinição também é dada pelo “feedback” que recebemos das pessoas que nos rodeiam.
E é com base nessa informação interna e externa que se deve agir para mudar para melhor e assim sucessivamente, num círculo que se repete infinitamente onde a evolução pessoal se retroalimenta da reflexão e do autoconhecimento e conhecimento exterior.