Notícias

18/10/2024
Voltar

A importância dos pensamentos para a saúde

     É essencial ter equilíbrio mental e físico para manter a saúde e encontrar a cura para dores e doenças. Devemos ter o equilíbrio como um todo: corpo e emoções.

    Ao longo dos milênios, os sábios espirituais vêm falando aos povos sobre a necessidade da educação dos pensamentos e emoções. Cada um deles, de acordo com o contexto de sua época e cultura, falou as mesmas verdades.

    O pensamento é a grande oficina ou o laboratório da vida do homem; é força viva e atuante, cuja velocidade supera a da luz. Os pensamentos e sentimentos formam imagens mentais que podem ser construtivas ou destrutivas. O pensamento é a expressão do anseio real do ser espiritual, não uma elaboração cerebral do corpo físico. Sendo o Espírito o agente da vida, nos intrincados painéis da sua mente, se origina as ideias, que se manifestam através dos impulsos cerebrais, cujos receptores captam a onda pensante e a transformam, dando-lhe a expressão e a forma pela qual reveste seus sentimentos e através das emoções de que se alimenta. Assim sendo, o homem de bem, pensando corretamente, como resultante da sua realidade interior, se sente bem, adicionando saúde à sua própria estrutura física.

    A pessoa de constituição moral frágil, por consequência de suas construções mentais infelizes, envolve-se nas teias dos pensamentos perturbadores e passa a estados tumultuados, doentios resultando em enfermidades físicas. Desta maneira, compreendemos que o pensamento é força, por isso atua de acordo com a direção, a intensidade e o significado próprio de quem lhe dá origem. Analisemos, assim, aquilo que nomeamos como sendo nosso "Estado de Espírito". Tensão, dúvida, angústia, irritação, otimismo, coragem, confiança ou alegria são frutos de nossa preferência no mercado gratuito das ideias, de vez que o fio invisível de nossas ligações com o bem ou com o mal parte essencialmente de nós. Conhecendo os pontos fortes e outros que precisam ser melhorados, entendendo nossas crenças, pensamentos e emoções vamos trabalhando em prol da saúde.

     Após entender o que precisa ser modificado, é hora de começar! Entenda que não há mágica e sim persistência e dedicação. Um verdadeiro treino mental. Nutra seu cérebro com positividade, amor, gratidão e resiliência, através de atividades estimulantes e prazerosas, você pode fortalecer essa prática

    Controlar seus pensamentos, suas emoções, sua atitude mental é treino e hábito. Meditação, leituras positivas e visualização são algumas das estratégias para você controlar sua mente e ter bons pensamentos. Sempre que você melhorar sua saúde mental / emocional, irá melhorar a sua saúde física. Nossos pensamentos nos conectam com a espiritualidade; por isso temos que pensar positivo e teremos uma saúde fortalecida por energias positivas.

    O pensamento é uma emissão de energia e como tal propaga-se no Universo como qualquer energia, segundo as leis físicas, ora como ondas, ora como partículas. Assim, ao emitirmos um pensamento, emitimos a energia como partículas, sobre o nosso corpo que serão reconhecidas pelo cérebro e através do seu comando emitirá a produção de neurotransmissores para o fortalecimento ou enfraquecimento dos diversos sistemas do organismo, produzindo saúde ou doença. Do mesmo modo, a energia na forma de ondas, leva o pensamento ao universo, inundando-o com nossas vibrações de felicidade ou de infelicidade. Podemos concluir que saúde ou doença é uma escolha de cada um de nós, através dos pensamentos que agasalhamos em nosso íntimo.


Compartilhe:

Postado por:

Samira José Turconi

Samira José Turconi

Samira José Turconi é bioquímica, sócia-fundadora da Associação Médico-Espírita da Serra Gaúcha, do Centro Espírita Allan Kardec e expositora da Doutrina Espírita.

Saiba mais

Tags

Colunistas

Conheça mais sobre quem são nossos colunistas semanais.

Acesse

Assine Já

Fique por dentro do que acontece em Garibaldi e região.

Entre em contato