Notícias

14/04/2023
Voltar

A fé que nos sustenta nas horas difíceis

Jesus disse aos apóstolos: “Se tivésseis fé do tamanho de um grão de mostarda, diríeis a essa montanha: Transporta-te daí para ali e ela se transportaria e nada vos seria impossível.”

A fé, em Jesus, era a certeza do próprio poder, da perfeita sintonia com Deus, a Quem recorria, sempre que necessário, sabendo por antecipação dos resultados que seriam colhidos. A fé é a força que se irradia como energia operante e por isso consegue remover as montanhas das dificuldades, aplainar as arestas dos conflitos, minar as resistências que se opõem à marcha do progresso. O ser humano enfrenta os montes das dificuldades que se erguem à sua frente no mundo moderno. Só mediante à fé, estruturada na razão, na consciência livre de prejuízos de toda natureza, oferece a resistência para enfrentar os desafios que impedem o avanço no rumo da harmonia. Face à proposta de Jesus, de que nada nos é impossível quando se crê, quando se tem fé, munidos desta energia, podemos vencer todos os obstáculos, assim nas pequenas, como nas grandes coisas.

Sabemos, que estes são dias de transição moral e de crescimento espiritual do planeta. Há angústia e insatisfação gerando situações lamentáveis, enquanto a violência e a agressividade produzem loucura e crime. Surgem momentos em que supomos não mais poder suportar a situação desesperadora. Em todo o processo de crescimento surgem situações não esperadas. Nesses momentos necessitamos ter perseverança e fé. Junto à fé inata devemos adicionar os valores da reflexão e da prece de modo a canalizarmos a inspiração superior que passa a constituir uma fonte geradora de preservação Lembremos que Jesus comanda o destino da Terra e as soberanas Leis de Deus velam pela destinação gloriosa da Criação.

A fé raciocinada, que nos propõe o Espiritismo, é a fé que se apoia nos fatos e na lógica e nenhuma dúvida nos deixa. Ninguém adquire essa fé sem ter passado pelas tribulações da dúvida, sem ter padecido as angústias que embaraçam o caminho. Muitos param em esmorecida indecisão. Feliz aquele que crê, sabe, vê e caminha firme. A criatura crê, porque tem certeza e ninguém tem certeza senão porque compreendeu. A fé então é profunda, inabalável, e habilita a superar os maiores obstáculos.

Geralmente, se considera a fé como mera crença em certos dogmas religiosos, aceitos, sem exame. Mas a verdadeira fé está na convicção que nos anima e nos estimula aos ideais mais elevados. É cega a fé religiosa que anula a razão e se submete ao juízo dos outros, que aceita uma doutrina verdadeira ou falsa e se torna cativo dela, conduzindo ao fanatismo. A razão é uma faculdade superior, destinada a esclarecer-nos sobre todas as coisas. Como todas as outras faculdades, desenvolve-se e engrandece pelo exercício. A razão humana é um reflexo da Razão eterna. É Deus em nós, disse são Paulo. Desconhecer o valor da fé é menosprezar a natureza humana, é ultrajar a própria divindade. Lembramo-nos de Allan Kardec quando disse: “Fé inabalável só é aquela que pode encarar de frente a razão, em todas as épocas da Humanidade.”


Compartilhe:

Postado por:

Samira José Turconi

Samira José Turconi

Samira José Turconi é bioquímica, sócia-fundadora da Associação Médico-Espírita da Serra Gaúcha, do Centro Espírita Allan Kardec e expositora da Doutrina Espírita.

Saiba mais

Tags

Colunistas

Conheça mais sobre quem são nossos colunistas semanais.

Acesse

Assine Já

Fique por dentro do que acontece em Garibaldi e região.

Entre em contato