Notícias

28/03/2025
Voltar

A coragem e a vida

    Quando a vida nos proporciona controvérsias e desafios, é que devemos ter a coragem de fazer as coisas corretas, não nos momentos de conforto e conveniência, porque nesses é fácil ser corajoso.

    Indiscutivelmente a coragem lida com princípio e não com a percepção. Temos que ter a consciência, no dia a dia daquilo que precisamos saber e não do que gostaríamos de ouvir.

    O mundo, modifica-se a cada instante, face a inevitável globalização, razão pela qual precisamos temos que melhorar nossa iniciativa, mudando, continuamente, nossos paradigmas, mas para isso, é preciso coragem e gostar da vida.

    Indubitavelmente, devemos afastar de nossos pensamentos qualquer suposição e não esperar que as oportunidades batam na nossa porta. Devemos estar sempre prontos para darmos novos passos, porque o sucesso parece estar conectado com a ação.

    Arrisco-me a esse comentário, principalmente voltado àqueles que procuram seus espaços ou querem criar novos, sempre com a cautela de chamar a atenção contra a ganância material, porque, infelizmente, ter coisas é uma obsessão da nossa cultura capitalista.

    Na vida, também temos que ter coragem de afastar a vontade do domínio. Parece que se algo nos pertence, temos a idéia que temos o controle e com ele surge o sentimento de prazer.

    Na verdade, isso é apenas uma ilusão. Se procuramos o domínio de nosso coração não podemos permitir que bens materiais ou as posses nos dominem.

    A coragem está intrinsecamente relacionada com a vida e esta com a generosidade.: “a sua vela não perde a luz quando clareia uma outra pessoa”.

    Coragem, por sua vez, também não é ausência de medo. Ao contrário é procurar fazer aquilo que se tem receio, por isso é ela contagiante e não deixa de ser uma qualidade. Assim, não temos que ter medo que nossa vida acabe, mas sim de que ela nunca tenha realmente começado, porque aí, perdemos tempo, precioso tempo.

    Indiscutivelmente constatado é que aqueles que não têm coragem de assumir riscos, e aqueles que o fazem, experimentam a mesma quantidade de medo ao longo da vida.

    Portanto, jamais devemos nos afastar do otimismo responsável. Temos que respeitar a vida e ter coragem, porque:

    “ Coragem é seguramente a primeira das qualidades humanas...porque é a qualidade que assegura todas as outras. ” ( Winston Churchill, primeiro –ministro britânico).

    A coragem, com prudência, cresce quando se correm perigos, e a firmeza quando se enfrentam obstáculos. Com coragem é mais fácil enfrentar a vida e dela gozar seus prazeres, sempre, seguindo o ensinamento de Sócrates:

    “ O homem verdadeiramente corajoso sabe que há coisas que é preciso temer mais que a própria morte; a injustiça, o não cumprimento do dever, a contradição consigo próprio.”


Compartilhe:

Postado por:

Flavio Green Koff

Flavio Green Koff

Flávio Green Koff é Advogado, Pós-Graduação Lato Sensu em Gerente de Cidade – “City Manager”, pela Fundação Armando Álvares Penteado, concluída em novembro de 2002.

Saiba mais

Tags

Colunistas

Conheça mais sobre quem são nossos colunistas semanais.

Acesse

Assine Já

Fique por dentro do que acontece em Garibaldi e região.

Entre em contato