Notícias
A água e a fé
Durante toda minha infância e adolescência, puxei água da fonte para matar a sede dos animais, para a cozinha, e para nossa família beber. A fonte de água fica a 150 metros da casa dos meus pais. Parece pouco, mas fazer isso todos os dias, depois de um dia na lavoura, se tornava uma tarefa árdua. Eram três viagens de baldes para os animais, e mais uma para a casa. Fiz isso durante aproximadamente 12 anos da minha vida, já minha vó, fez durante toda sua vida. A água encanada só veio na década de 2000.
Quando dizem que a água é fonte de vida, nem todos refletem sobre a dimensão de seu valor. Somos abençoados por viver em uma região onde não falta a água, e talvez por isso, não tenhamos a clareza do quanto vale esse líquido sagrado.
Toda noite, lá na casa dos meus pais, a gente rezava antes de dormir, e nas orações lembro que os adultos agradeciam a Deus e pediam por dias melhores. Desde então, tenho pra mim que a água e a fé são dois fatores vitais para que a vida aconteça.
A água que mata a sede, faz germinar a semente, nutre as plantas, banha o corpo e a alma, refresca o calor, cozinha alimentos, enche de vida a própria vida... A água sendo um dos quatro elementos da natureza, tem a conotação de vida, pois de fato, não há vida sem ela. Porém, a mesma água que mata a sede pode afogar, a mesma água onde flutuam flores e animais, pode devastar e destruir.
Tal qual a água é para nosso meio físico, indispensável, para nosso espírito temos a fé. Não há vida espiritual para quem não crê, não há sonhos para quem não acredita, não há esperança de futuro para quem não consegue ver além do que o físico apresenta materializado. O amanhã, por ainda não existir, só está claro para quem tem fé. E, da mesma forma que a água, a fé quando usada sem coerência, sem bom senso também pode ser devastadora.
Tudo na vida se baseia na sabedoria e no equilíbrio... É preciso beber sem se afogar, e crer sem tornar a crença um veneno. É preciso lavar o corpo e examinar a consciência... E quanto à fé, Jesus disse um dia: “nem só de pão vive o homem”...
Nunca prive alguém de um copo de água nem da esperança por dias melhores.