Notícias

11/10/2024
Voltar

A ação da prece

     A prece tem sido utilizada, desde os primórdios da criação, como instrumento de cura. Segundo estudos antropológicos, a ignorância sobre as enfermidades contribuiu para que se acreditasse que os deuses tinham o poder de causar doenças e de curá-las.

    A oração pode curar? Isso não é novidade no mundo religioso. Mas, para a ciência, é uma revelação confirmada por dezenas de testes laboratoriais em pesquisas científicas em vários centros do mundo. As parcerias do cuidado com a saúde e as comunidades de fé datam dos primeiros séculos da nossa era. A espiritualidade é um tema que vem chamando a atenção dos profissionais da saúde no que se refere à saúde do ser humano, pelo fato de pesquisas recentes demonstrarem que este pode ser um caminho para melhorar a qualidade de vida, assim como estimular maior rapidez no processo de cura e/ou enfrentamento das doenças. É comum o comportamento de doentes pela busca de tratamento espiritual, quando não se encontram respostas concretas no campo médico. Porém, somente recentemente, evidências puderam ser constatadas justificando a importância da espiritualidade, da fé e da oração no enfrentamento de doenças físicas ou mentais. Por mais polêmica que seja a discussão sobre a interferência da fé sobre a nossa saúde, esse assunto transcende ao conhecimento, quando as evidências benéficas da oração ocorrem trazendo um melhor estado físico e psicológico do paciente diante da enfermidade ou da dor. A partir dos anos 70, iniciaram as pesquisas a respeito da prece nos Estados Unidos. A Ciência não ficou alheia ao que acontecia ao redor do mundo, com as curas resultantes de grupos de orações. Inicialmente, as pesquisas objetivaram verificar possíveis fraudes, porém, depois elas ocorriam na tentativa de explicarem a essência dos fatos. Com isso, a partir do final dos anos 90, surgiram cursos, congressos e seminários enfocando a relação entre a espiritualidade e a saúde, dando como frutos, uma centena de trabalhos científicos publicados no mundo todo. Há quem conteste a eficácia da prece, com fundamento no princípio de que, conhecendo Deus as nossas necessidades, inútil se torna expor-lhe. O que Deus nos concederá sempre, se pedirmos com confiança, com fé, com sinceridade de coração, é a coragem, a paciência e a resignação diante das enfermidades ou aflições da vida. Também nos concederá os meios de sairmos por nós mesmos das dificuldades, mediante ideias que fará sugiram os bons Espíritos, deixando-nos, dessa forma, o mérito da ação. Deus assiste os que se ajudam a si mesmos, de conformidade com esta máxima de Jesus: "Ajuda-te, que o Céu te ajudará"


Compartilhe:

Postado por:

Samira José Turconi

Samira José Turconi

Samira José Turconi é bioquímica, sócia-fundadora da Associação Médico-Espírita da Serra Gaúcha, do Centro Espírita Allan Kardec e expositora da Doutrina Espírita.

Saiba mais

Tags

Colunistas

Conheça mais sobre quem são nossos colunistas semanais.

Acesse

Assine Já

Fique por dentro do que acontece em Garibaldi e região.

Entre em contato