Notícias

18/11/2023
Voltar

Tempestade provoca inundações, quedas de barreiras e estragos

Em 12 horas, foi registrado 153,6 milímetros de chuva, segundo Leo Gusso.

                O Temporal que se abateu no estado atingiu Garibaldi e região serrana com muita força e provocou inúmeros problemas, desde alagamentos até desmoronamentos que interditou estradas, ruas e terrenos. Casas em diversos pontos da cidade foram inundadas pelas águas da chuva e deixou prejuízos ainda não calculados, mas foram significativos.

                Segundo Leo Gusso, que é um estudioso do clima, Garibaldi teve uma precipitação de 153,6milímetros em apenas 12 horas (das 18 horas de sexta até às 8 horas de sábado), um volume de água equivalente a um mês, superando todas as expectativas de chuvas esperadas.

                Em entrevista na Rádio Garibaldi, o Secretário de Obras, Alex Carniel, confirmou que a Prefeitura e sua Secretaria estão mobilizadas em atendimentos e apoio a reparos para o enfrentamento aos problemas provocados pelo temporal. Todo o efetivo da Secretaria de Obras foi convocado para o atendimento à população com máquinas e pessoal. Carniel pediu, inclusive, o apoio da iniciativa privada que tem máquinas para ajudar nos trabalhos necessários neste momento.

                Além de falar sobre as frentes de trabalho, Alex Carniel chamou a atenção para os perigos e, por esse motivo, pediu que as pessoas não saiam de casa, se não precisarem, evitando possíveis acidentes.

                Na BR 470, na altura do KM 218 (curva das empilhadeiras) um desmoronamento atingiu um trailer que estava no local e ficou totalmente destruído. Além deste, mais dois veículos que passavam pela rodovia foram atingidos, mas não houve feridos.

Bairros registram problemas

                Todos os bairros tiveram problemas com a enxurrada. Um dos locais foi o Bairro Vale Verde, onde os moradores registram perdas e sérios problemas em suas casas. Um dos registros foi na Rua Irmão David Sottili, atras da Metalúrgica Artimec, pois uma vertente estourou dentro do quarto de uma das residências inundando toda a casa. Neste local mora um casal com filhos, sendo um deles, uma criança pequena. Os moradores enfrentaram muitas dificuldades para limpar o local, pois a água não parou de verter por toda a noite.

                Já no Bairro Alfândega, moradores da Rua Armelindo Bortolini, próximo a Rampa de Lavagem, registraram problemas com a água que, segundo eles, já reclamam da situação quando chove. Informam que este problema está relacionado com a obra de pavimentação da Rua que foi feita apenas numa parte o que provoca os alagamentos. Para os proprietários da Rampa de Lavagem, “o lodo escorre para dentro da empresa a cada chuvarada. Temos caixas de tratamento que são limpas frequentemente, porém, a quantidade de barro e da rua entope tudo”, reclamam.

                Os reclamantes estão preocupados com esta situação, pois não têm recebido retorno do Poder Público que tem conhecimento da situação através de vídeos enviados para a Secretaria de Obras, aguardando uma solução urgente.

Equipes em trabalhos

                A Prefeitura anunciou que está atuando para solucionar todos os problemas causados pelo grande volume de chuvas desde a noite de quinta (17). Os alagamentos atingiram diversos pontos da cidade, além de quedas de barreiras e de árvores no interior. Para enfrentar a situação, as equipes estão desobstruindo bocas de lobos, limpezas de vias e reparos. Uma das preocupações está com as Escolas Municipais, especialmente a Visconde de Cairú e Madre Felicidade que foram muito prejudicadas, tendo as matrículas canceladas para este sábado.

                Em nota de alerta o Corpo de Bombeiros Voluntários e Defesa Civil pediu à população para tomarem cuidados e ficarem em casa, evitando andar em locais que estão alagados que poderá provocar acidentes. Em caso de emergência, o contato é: (54)9.9960-2205.

Carlos Barbosa a São Vendelino interrompida

                Desde às 21 horas de quinta (18), a Concessionária Caminhos da Serra Gaúcha (CSG) informou que os trechos do KM 0 e do KM 11 da ERS-446, entre Carlos Barbosa e São Vendelino, estão totalmente interditadas por conta de queda de barreiras provocadas pelas fortes chuvas. Desta forma, os motoristas que precisam ir para Porto Alegre deverão utilizar a ERS-122, indo por Farroupilha. Da mesma forma, quem vem da Capital deverá utilizar a mesma rodovia (ERS 122) para chegar à serra, via Farroupilha.

                As atualizações sobre este trecho podem ser buscadas pelo X (antigo Tweeter) ou no site oficial da CSG ou pelo fone (0800-122.0240) 24 horas.


Compartilhe:

Postado por:

Redação

Redação

Nossa redação busca estar sempre à frente de seu tempo. Atualizada e superando desafios! Uma equipe formada por profissionais comprometidos com a melhor comunicação.

Tags

Colunistas

Conheça mais sobre quem são nossos colunistas semanais.

Acesse

Assine Já

Fique por dentro do que acontece em Garibaldi e região.

Entre em contato