Notícias

27/10/2023
Voltar

Tartaruga

    Ontem meu filhinho quis montar um acampamento. Após várias tentativas de adiar a ideia, fui tentado a ceder, pois entendi o propósito de aventura dele. Propus então que as tarefas seriam divididas. E assim em pouco tempo estávamos com a barraca montada e tudo organizado.

    Pude sentir o seu orgulho de ter participado das atividades. O senso de pertencimento encheu seu coração. Não tenho dúvida que dentro de si ele passou a sentir que seu esforço seria recompensado com a aventura de dormir no acampamento que ele mesmo montou.

    Lembrei de uma historinha que escutei do Tiago Nigro há poucos dias falando sobre a responsabilidade de cada um na equipe.

    Existiam algumas tartarugas que resolveram fazer um piquenique. Então elas pegaram as coisas e foram para o destino. Levaram dois dias para chegar ao local. Quando organizaram tudo perceberam que haviam esquecido de pegar açúcar. O desespero foi geral, pois elas não tinham como fazer o piquenique sem açúcar. Após algumas horas de discussão tiveram a ideia de fazer uma votação para eleger a tartaruga que iria para casa buscar o açúcar.

    A tartaruga eleita, disse que só iria, se todas entrassem em um acordo de só começarem a comer quando ela voltasse. Assim foi combinado.

    Tartaruga levaria dois dias para ir e dois para voltar. As demais ficaram aguardando. Porém passou 4 dias e nada da tartaruga voltar, no quinto dia, todas estavam com muita fome e sede e uma certa ansiedade, mas ainda assim aguardaram, no sexto dia uma das tartarugas não aguentava mais de fome e mordeu um sanduíche. Quando ela mordeu o sanduíche, a tartaruga que havia ido buscar o açúcar saiu de trás de uma pedra e gritou: Eu sabia que vocês não iam me esperar!

    O senso de responsabilidade e confiança de uma equipe não pode ser negligenciado. Cada um tem que honrar com suas responsabilidades e entregas, do contrário o piquenique não acontece. Não adie a aventura por falta de algum detalhe, pode ser que o momento perfeito nunca chegue. Se assumiu uma tarefa cumpra, pois há uma equipe inteira dependendo de sua dedicação.

    Ah! A nossa noite na barraca foi maravilhosa, tanto que deu uma vontade enorme de não vir trabalhar. Mas para que as aventuras continuem, é necessário que haja sacrifícios.


Compartilhe:

Postado por:

Jácson Lusa

Jácson Lusa

Tradicionalista, poeta, pesquisador, comunicador de rádio e cursando bacharelado em adm. de empresas.

Saiba mais

Tags

Colunistas

Conheça mais sobre quem são nossos colunistas semanais.

Acesse

Assine Já

Fique por dentro do que acontece em Garibaldi e região.

Entre em contato