Notícias

15/03/2024
Voltar

Serviços da Vigilância Sanitária passam a ser ofertados de forma digital em Garibaldi

A partir desta semana, munícipes não precisam mais se dirigir ao Centro Administrativo para abrir processos referentes ao setor

    Dando mais um passo à digitalização de documentos e processos, com foco na desburocratização, mais um setor da Prefeitura de Garibaldi passou a contar com o Protocolo Digital. Desde esta segunda-feira (11), alguns serviços do Departamento de Vigilância Sanitária, da Secretaria Municipal de Saúde, podem ser acessados totalmente de forma online.

    Com a inclusão da ferramenta no setor, agora os munícipes podem solicitar renovação ou inscrição de alvará sanitário para pessoas físicas e jurídicas, além de tratar de demais assuntos da vigilância.

    Lançado em julho de 2023, o sistema já está sendo disponibilizando à população processos digitais em diversos setores do poder público municipal. Até o momento, são 37 funcionalidades oferecidas, todas visando à agilidade e a comodidade de serem feitas de qualquer lugar.

    O acesso aos serviços do Protocolo Digital pode ser feito por este link: https://servicos.garibaldi.rs.gov.br/multi24/sistemas/portal/

Facilitando para a população

    O Protocolo Digital está disponível a menos de um ano, mas os resultados já são aparentes. A Secretaria Municipal de Inovação e Empreendedorismo (SMIE) reduziu, aproximadamente, 125 mil impressões de folhas de papel até o momento. Uma economia aos cofres públicos.

    Nesse mesmo período, mais de 10.272 processos digitais foram registrados. São consultas de despachos, pareceres, abertura e fechamento de empresas, dentre outros serviços que incluem os departamentos das secretarias da Fazenda, Obras, Educação, Saúde e a própria SMIE, que está por trás da execução do Protocolo Digital.

    A ferramenta também agilizou o cotidiano de empresários da cidade. Segundo dados levantados pela pasta, a agilidade em abertura de empreendimentos ficou 81,5% mais eficiente se comparado a 2019. Os registros obtiveram um tempo médio de 3,7 horas para serem concluídos. Há três anos, o mesmo processo demorava, em média, 20 horas.

Compartilhe:

Postado por:

Redação

Redação

Nossa redação busca estar sempre à frente de seu tempo. Atualizada e superando desafios! Uma equipe formada por profissionais comprometidos com a melhor comunicação.

Tags

Colunistas

Conheça mais sobre quem são nossos colunistas semanais.

Acesse

Assine Já

Fique por dentro do que acontece em Garibaldi e região.

Entre em contato