Notícias
Secretaria de Turismo e Cultura realiza reunião para organização do próximo Festival Colonial Italiano
Encontro ocorreu nesta quarta-feira (5) na Administração Municipal
A 36ª edição do tradicional Festival Colonial Italiano está próxima. Nesta quarta-feira (5), a Secretaria Municipal de Turismo e Cultura reuniu-se com representantes da Associação de Veteranos de Garibaldi (AVG) para definir os últimos detalhes do evento, que acontecerá nos dias 24 e 25 de maio, nos Pavilhões da Fenachamp, em Garibaldi.
Celebrando a rica herança italiana da Serra Gaúcha, o festival oferece um autêntico banquete típico, cuidadosamente elaborado pela AVG. No cardápio, os visitantes poderão saborear massa, galeto, polenta brustolada, salame, queijos, queijo de porco, saladas diversas, pão, cuca, grostoli, além de sobremesa como sagu e creme e os vinhos e suco de uva. Como de costume, o evento se estenderá por dois dias e contará com apresentações musicais para animar o público.
"No ano passado, devido às fortes chuvas, o festival precisou ser cancelado. Neste ano, porém, teremos uma edição especial, celebrando os 150 anos da imigração italiana no Rio Grande do Sul. Será uma grande festa ao lado dos Veteranos, destacando por que Garibaldi é um verdadeiro pedaço da Itália no Brasil – com gastronomia típica, espumantes e música", destaca a secretária de Turismo e Cultura, Lina Berto Furlanetto.
Sobre o Festival
Criado em 1981 para divulgar a primeira edição da Fenachamp, o Festival Colonial Italiano nasceu como um evento ao ar livre no bosque do Parque da Fenachamp. Mesas eram distribuídas entre as árvores, enquanto o público degustava os pratos típicos ao som de músicas do folclore italiano.
O sucesso foi imediato, mas as condições climáticas desafiadoras levaram à mudança para os Pavilhões da Fenachamp, garantindo uma experiência ainda mais confortável e aconchegante.
A Associação dos Veteranos de Garibaldi (AVG) segue à frente da preparação do cardápio, consolidando-se como referência gastronômica dentro e fora do estado. Além disso, a AVG desempenha um importante papel voluntário, sempre em prol da comunidade.