Notícias

10/11/2023
Voltar

Professora autora de obras infantis encanta alunos do Alfabeletrando de Garibaldi

Morgana Hattge atua na área acadêmica e teve sua produção literária utilizada nas atividades do projeto

                No dia 26 de outubro, a professora e autora de obras infantis Morgana Domênica Hattge marcou presença em uma das aulas do projeto Alfabeletrando, desenvolvido pela Universidade do Vale do Taquari - Univates, em Garibaldi, para uma visita aos alunos, encerrando uma série de atividades relacionadas às suas obras "Por quê?" e Maria na Janela". A ação contou com a participação dos estudantes do turno da manhã do Alfabeletrando, que acontece na Escola Estadual de Ensino Fundamental Santo Antônio.

                Durante as semanas que antecederam a visita, os alunos tiveram a oportunidade de explorar os livros de Morgana Hattge. A partir deles, realizaram atividades diversas, como discussões em grupo, escrita criativa e até mesmo a criação de uma janela gigante, que se tornou um símbolo da visita da autora. Os estudantes, ansiosos para o encontro com Morgana, prepararam questionamentos para a autora, resultando em uma interação significativa entre leitores e escritora.

                A visita culminou com a oportunidade de os alunos tirarem fotos com Morgana Hattge e homenageá-la pelo impacto de suas obras. A janela, criada em homenagem à história "A Maria na Janela", tornou-se um cenário para as fotografias, simbolizando o encontro entre os jovens leitores e a autora.

Nova visita

                Em 29 de novembro, o Alfabeletrando de Garibaldi também terá mais uma participação de Morgana. Desta vez a ação ocorrerá na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Valentim Tramontina, outra unidade do projeto na cidade, onde as atividades ocorrem às quartas e sextas à tarde. A iniciativa, na escola, se estenderá a todos os alunos, não apenas aos participantes do Alfabeletrando, proporcionando uma oportunidade de reflexão sobre as histórias de Morgana Hattge. Previamente, educadores da EMEF prepararão atividades relacionadas às obras, antecipando a participação da autora.

As obras

“Por quê?”

                O livro “Por quê?”, de Morgana Domênica Hattge, é um elogio às perguntas das crianças, os famosos porquês, muitas vezes amados e em certos momentos temidos pelas famílias. “No livro ilustrado, a imagem não representa o que está escrito, simplesmente, mas acrescenta outras nuances à história, traz elementos novos e convida o leitor a demorar-se na fruição do livro”, explica a professora. Morgana destaca que as perguntas das crianças são genuínas, não são perguntas retóricas. “Elas nos dão a chance de ver o mundo de novo com um olhar de primeira vez. O livro quer celebrar o encantamento das crianças, a curiosidade. Mas, para além disso, a história provoca os adultos a pensarem acerca da necessidade vital que temos de perguntar. Ainda, “Por quê?” quer mostrar a potência da infância e convidar os adultos a uma escuta atenta e sensível das crianças com as quais convivem”, detalha ela sobre a obra.

“Maria na Janela”

                O livro “Maria na Janela”, publicado em 2021 e reimpresso em 2022, fala de uma menina que passa seus dias na janela a observar quem passa e a imaginar as histórias de quem ela vê. Mas, no dia em que se vê refletida no espelho da carrocinha de um vendedor ambulante, Maria passa a imaginar a si mesma vivendo outras histórias. O livro busca instigar o leitor a visualizar o quanto a imaginação das crianças pode ser uma janela para o mundo.

Conheça a trajetória de Morgana

                Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) (2002), especialização em Gestão Educacional - administração, orientação e supervisão pela Faculdades de Taquara (2004), mestrado (2007) e doutorado (2014) em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Atualmente é professora adjunta na Univates, onde também é docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEnsino). Tem interesse de pesquisa especialmente nos seguintes temas: gestão e políticas educacionais, inclusão, diferenças, currículo e formação de professores, estudos decoloniais. Possui experiência docente em escolas regulares em todos os níveis (Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos e Ensino Superior). Membro integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa em Inclusão (Gepi/Unisinos/CNPq) e do Grupo de Pesquisa Currículo, Espaço, Movimento (CEM/CNPq). Além das atividades acadêmicas, se dedica à escrita literária voltada para o público infantil. 

Compartilhe:

Postado por:

Redação

Redação

Nossa redação busca estar sempre à frente de seu tempo. Atualizada e superando desafios! Uma equipe formada por profissionais comprometidos com a melhor comunicação.

Tags

Colunistas

Conheça mais sobre quem são nossos colunistas semanais.

Acesse

Assine Já

Fique por dentro do que acontece em Garibaldi e região.

Entre em contato