Notícias

28/06/2024
Voltar

Orgulho LGBT

    Querendo ou não, gostando ou não, é obrigação de todos conscientizar a população sobre a importância do combate à homofobia para a construção de uma sociedade livre de preconceitos e igualitária, independente do gênero sexual.

    Hoje comemora-se o Dia Internacional do Orgulho LGBT ou simplesmente Dia do Orgulho Gay, cujo movimento passou a utilizar a sigla reduzida LGBTQIA+, cujo termo completo é LGBTQQICAPF2K+. Difícil de entender e compreender, mas vamos lá:L: Lésbicas, G: Gays, B: Bissexuais, T: Transexuais, Transgêneros, Travestis, Q: Queer, Q: Questionando, C: Curioso, I: Intersexo, A: Assexual, P: Pansexual, P: Polissexual, F: Familiares e amigos, 2: 2-espíritos, K: Kink+: Demais orientações sexuais e identidades de gênero.

    Ainda que não explícitos na sigla, Não-Binariedade e Drag Queen também são considerados.

    Embora muito complicada esta situação pela variedade de gêneros, o importante é que independente da a orientação sexual de uma pessoa, ela tem que ser respeitada como um ser humano e ter todos os seus direitos garantidos.

    Em 1969, esta data marcou a revolta da comunidade contra uma série de invasões da polícia de Nova York aos bares que eram frequentados por homossexuais, que eram presos e sofriam represálias por parte das autoridades.

    A partir deste acontecimento foram organizados vários protestos em favor dos direitos dos homossexuais por várias cidades norte-americanas. A 1ª Parada do Orgulho Gay foi organizada no ano seguinte (1970), para lembrar e fortalecer o movimento de luta contra o preconceito.

    A cada dia que passa de uma ou de outra forma estamos convivendo cada vez mais com estes diversos gêneros de opções sexuais e não estamos diferenciados, quiçá, de uma intimidade maior quando se tratam de familiares e amigos.

    Vamos respeitar a escolha e opção, a qual, ao meu ver em 95% dos casos não é clínica, pois, se a homossexualidade fosse uma doença, então, os adeptos, deveriam avisar diariamente no trabalho: “Não posso trabalhar hoje, ainda estou gay”.


Compartilhe:

Postado por:

Flavio Green Koff

Flavio Green Koff

Flávio Green Koff é Advogado, Pós-Graduação Lato Sensu em Gerente de Cidade – “City Manager”, pela Fundação Armando Álvares Penteado, concluída em novembro de 2002.

Saiba mais

Tags

Colunistas

Conheça mais sobre quem são nossos colunistas semanais.

Acesse

Assine Já

Fique por dentro do que acontece em Garibaldi e região.

Entre em contato