Notícias

27/10/2023
Voltar

O Poder da retórica inversa

    A nova ordem mundial, seja na política ou em qualquer outro âmbito inserido na opinião pública, está galgada na retórica. E uma técnica antiga, mas que reverbera muito bem nos meios das redes sociais ou da mídia, retórica inversa é o procedimento.

    Trata-se de você pegar um fato que o prejudique e mudar o enfoque, alterando a narrativa daquele fato e fazendo com que a opinião pública fique na dúvida sobre a veracidade do acontecimento original, criando versões mentirosas sobre uma verdade e provocando assim a dúvida, sugerindo que a mudança da retórica original é a verdadeira exegese. Vemos isso muito na política, onde um fato original possui tantas versões, que a opinião pública, ou seja, as pessoas, não sabem qual é a real, ficando assim uma guerra de versões fantasiosas e confrontos acerca de mentiras, escondendo o que de fato é importante: a verdade.

    E essas fantasiosas e maléficas, por que não dizer maquiavélicas, técnicas não estão longe de nós, Garibaldenses e Serranos. São o tempo todo destiladas por fofoqueiros de plantão, portais de facebook mentirosos e sem caráter, disseminadores do ódio e da mentira, tudo isso com o intuito de manter o povo desinformado para que mantenha no poder quem não os defende, mas sim os engana. Outro dia vi uma entrevista de um senhor, condenado de forma unânime pela justiça por crimes comprovadamente cometidos, numa dessas lives de facebook, mentindo descaradamente. Chegava a embolar a voz de tanta mentira, pois um bom observador percebe quando o outro mente, apenas pela postura corporal e tom de voz. Independente do caráter de quem mente, o que não podemos aceitar são as inverdades. A mudança de retórica é um mal extremamente prejudicial à Sociedade, e as pessoas precisam parar de cair em falácias. Mentiras essas que possuem a única intenção de enganar quem tem o verdadeiro poder, o povo.

    Não se deixe enganar pelos disseminadores de mentiras, mutantes da ordem e da honra, que para ter seus desejos e objetivos atendidos, passam por cima de tudo e de todos, alterando verdades, criando fatos e versões para perpetuar o mal, a mentira e a violência moral que coloca as pessoas umas contra as outras. Isso é tudo um grande teatro criado para enganar você, cidadão de bem, que deseja uma Sociedade mais justa e melhor para todos.


Compartilhe:

Postado por:

Diego Cettolin

Diego Cettolin

Diego Cettolin é Administrador de empresas, Pós-Graduado em marketing e acadêmico em Direito.

Saiba mais

Tags

Colunistas

Conheça mais sobre quem são nossos colunistas semanais.

Acesse

Assine Já

Fique por dentro do que acontece em Garibaldi e região.

Entre em contato